Outros elos pessoais

04 novembro 2007

Aspectos dramáticos da vida na Grande Maputo (4) (continua)

Prossigo esta série iniciada no dia 29 de Outubro. Recordo que estamos perante dados de 1999.
Quer em Maputo quer na Matola o tipo de uso do solo e as infra-estruturas inadequadas ou degradadas têm afectado sobremaneira a qualidade das águas.
A contaminação dos aquíferos por sistemas inadequados de saneamento é intensa em toda a área metropolitana, abrangendo Catembe, Inhaca e Matola, criando condições para a proliferação da cólera e de outras doenças contagiosas.
Os rios, principalmente o Infulene, estão altamente contaminados devido às descargas de detritos industriais, de esgotos e de pesticidas agrícolas.
A baía de Maputo possui elevados níveis de coliformes fecais, bem como de metais pesados como o chumbo e o mercúrio, os quais por sua vez contaminam os peixes e os crustáceos, não sendo por isso aconselhável o uso das praias.
As água subterrâneas continuam em geral potáveis, mas junto à lixeira de Hulene estão contaminadas pela infiltração de resíduos tóxicos. Os poços profundos próximos da costa estão a ser contaminados pela água salgada, face à sobre-utilização de aquíferos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.