Outros elos pessoais

05 outubro 2007

Grande reacção a regulamento que moçambicaniza propriedade individual e direcção das empresas de segurança privada

Segundo uma das manchetes de hoje do semanário "Savana", reina grande agitação nas administrações das empresas de segurança privada, pois o novo Regulamento das Empresas de Segurança Privada determina, por exemplo, que a propriedade em nome individual só pode ser detida por Moçambicanos, devendo ser de Moçambicanos também os cargos de administrador, director e gerente. Porta-vozes das empresas dizem que esse regulamento não foi previamente discutido por eles e "põe em causa o princípio constitucional da economia de mercado, o respeito pela iniciativa privada e o investimento externo." Esses porta-vozes afirmaram ainda que o novo regulamento pode perigar o emprego de 25 mil guardas (p. 3).

3 comentários:

  1. Finalmente temos o black empowerment na nossa terra, já não era sem tempo. E devemos passar a todas as empresas. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  2. Posição profunda a sua, como sempre.

    ResponderEliminar
  3. Tenho receio que as políticas zimbaweanas se implemantam silenciosamente no nosso país. Mas isto, em Mocambique, pode vir a ser pior que Zimbabwe, porque pelo menos lá sabe-se do que vai acontecer.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.