Outros elos pessoais

29 outubro 2007

Aspectos dramáticos da vida na Grande Maputo (1)

O Conselho Municipal da cidade de Maputo prepara o seu Programa de Desenvolvimento Municipal e, para o efeito, vai ouvir diferentes tipos de actores no dia 7 de Novembro. Do conjunto de documentos preparatórios que recebi (como outros receberam) através do presidente do Conselho Municipal, Dr. Eneas Comiche, consta um relatório elaborado em 1999. Este relatório tem 11 páginas de análise das condições de vida existentes na Grande Maputo, condições dramáticas, condições que, potencialmente, são hoje piores. A presente série versa sobre algumas dessas condições. Conhecê-las é conhecer as dificuldades de gestão municipal da área metropolitana de Maputo.

2 comentários:

  1. ja era sem tempo,durante varios comentarios temos alertado que o municipio de maputo precisa de organizar estes encontros com a esfera publica. vale mais tarde do nunca.

    seria de interesse de muitos de nos que o municipio disponibilize esses varios documentos orientadores no seu site para "contribuicoes".

    espero que esta iniciativa inspire alguns membros do governo, que negam o debate o publico sobre politicas e orientacaoes governamentais. porque conselhos coordenadores e workshops de divulgacao, nao sao instrumentos de particioacao da esfera publica.

    ResponderEliminar
  2. Farei chegar a sua preocupação a um vereador.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.