Outros elos pessoais

14 outubro 2007

As aflições do Sr. Mathendja

Na sua habitual e saborosa crónica no semanário "domingo", o Sr. Mini Macatai Mathendja diz que os motoristas afirmam que os acidentes de viação em Moçambique são provocados pela feitiçaria e por macas indesejáveis a esse nível. Há feitiço por todo o lado, assegura. O Sr. Mathendja entende que este tema é merecedor de ampla reflexão (edição de hoje, p. 9).

2 comentários:

  1. Há feitiço por todo o lado e tudo assim se explica. Então não viram há dias na televisão o doente aparentemente em estado grave que "mugia"? Deitado no átrio do hospital,com imensos mirones em volta, a própria enfermeira dizia para o levarem dali pois não era assunto médico. Como a causa era ser roubo de gado, o problema devia ser resolvido no feiticeiro.

    ResponderEliminar
  2. A credulidade não tem fronteiras, o mercado é vasto e daí a proliferação de curandeiros de todos os azimutes.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.