Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
13 julho 2007
Sitoe e a acomodação
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
As afirmações deste cientísta político, principalmente as das últimas semanas têm me preocupado bastante:
ResponderEliminarvide isto: "Uma das utilidades dos processos eleitorais em Moçambique é a acomodação dos interesses dos partidos políticos"
Atentem na palavra UTILIDADE.
Estará Sitoe a confundir com FUNÇÃO ou VANTAGEM?
As eleições são úteis porque acomodam os interesses de partidos políticos? Quais partidos políticos? Os vencedores ou perdedores? Ambos? Serão que ambos saem a ganhar? O que significaria UTILIDADE nos termos em que a disse? E o termo ACOMODAR? De acomodação se refere?
Mais, na última semana , na página 4 do semanário SAVANA, Sitoe desvalorizou o debate sobre os 45 anos(?) do Partido Frelimo, chamando-o de debate falso. Para ele, a Frelimo e o partido Frelimo é mesma coisa.Ignorou por completo a dimensão jurídica. O que é preocupante.
Estou triste.
Bem, vamos lendo e analisando...Abraço!
ResponderEliminarNão me interessa conhecer os perdedores e os ganhadores. Para mim todos tem interesses comuns. Afinal a finalidade de um partido (passa redundância) e chegar no controlo do poder. As manias de finalidades sociais são puras mentiras e loucura. Afinal não compram armas e nos (povo) matam? Alguma vez se pegaram as golas? Não estão sempre juntos? Seus lideres, alguma vez pegaram nas armas e entrar no mato? sem mais comentários neste ponto...
ResponderEliminarCom isto estou a sugerir que antes de criticarmos a palavra em si buscamos um pouco mais do pensamento do individuo (na sua ciência) e depois podemos dar comentários com pouco mais de profundidade.
Exemplo: Antes de conhecer a critica de Popper a Bacon ter mente pura ( na busca do conhecimento) significava um alto grau de cientificidade e era possível.