Outros elos pessoais

17 julho 2007

Erotismo bloguista em Moçambique (1)

A autora de um blogue erótico colocou-me ontem o desafio de analisar o erotismo bloguista moçambicano.
Evidentemente que eu nada sei disso, até porque não sou caminheiro das estradas blogo-eróticas.
Todavia, achei o desafio fascinante e ainda que por agora não tenha tempo para me pôr em campo estudando os mistérios do erotismo bloguista moçambicano, dei por mim a pensar que não deve ficar nada mal optar por desviar (digamos assim) a pesquisa para uma pequena série de notas despretensiosas, certamente provocadoras, mas passíveis de dar origem ao diálogo e, quem sabe, um dia, a uma real pesquisa. Mas notas, claro, com recurso a blogues eróticos, que lerei logo que possa.
E é nesse sentido que me interroguei - nesta forma de lançar a série que irei escrevendo, nesta curta introdução - sobre se poderia começar a resposta ao desafio feito tentando estabelecer uma relação entre (1) as síndromas de Stendhal e de Davi, (2) os estudos psicanalíticos de Freud e (3) as invenções do físico inglês Tim Berners-Lee (browser, links de hipertexto, protocolo de transferência http, URLs com os endereços dos sites e a teia gigantesca que ele baptizou com o nome World Wide Web).
Aguardem, tentarei proximamente saber como chegar ao meu objecto de estudo - o corpo - mediante tão estranha, tão bizantina tríade.
E até pode acontecer que reescreva isto tudo, a começar pelo título.

2 comentários:

  1. por acaso poderá ser uma boa reflexão. Também tenho estado a tentar perceber esse mundo, que penso que todos nós temos um pouco dele dentro de nós. Não foi por acaso que quando descobri o "momentos de vida" coloquei um link no meu blog. Agora em retrospectiva me pergunto porquê dei ao link o nome de litoral da literatura. Vamos falar sobre isso. Até amanhã no "linhamentos"

    ResponderEliminar
  2. Vamos aguardar. 0 "momentos-de-vida" consta tb dos meus elos e de outros bloguistas. E esse blogue fará, naturalmente, parte da modesta reflexão que hoje iniciei. Abraço.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.