Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
08 maio 2007
Firewall bloqueia portais moçambicanos
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
A China é um dos país mais eficientes em bloquear o acesso à sites não desejáveis. A Arábia Saudita também não fica atrás. Essa tendência é simptomática de países com menos liberdades de expressão, imprensa e acesso à informação. Há muitos casos documentados de pessoas presas após terem estado a aceder à páginas censuradas pelo governo.
ResponderEliminarO engraçado é que mesmo o portal do governo de Moçambique é bloqueado, para não dizer o da Frelimo. Posso até entender as razões que levam com que não se tenha acesso ao site do Notícias.
Visto haver sinais de que este governo gosta de controlar quase tudo mesmo, é bom estarmos atentos.
O meu blog pode ser visto da China. Ainda bem que assim seja. Aliás, a Sónia Muchate, jornalista e estudante na China tem visitado com frequencia.
ResponderEliminarResultados obtidos atraves deste site nao maioritariamente contraditorios. Sem querer dizer que sejam falsos, o certo e que nao sao muito fiaveis.Podem variar de um dia para o outro. Independentemente da realidade sobre censura que existe na China.
ResponderEliminarImporta referir que a censura na China, nao e so feita pelo Govreno, mas tambem pelos ISPs. Dai que a Sonia pode ver o Blogue do Egidio numa provinicia e nao noutra.Isto se por qualquer razao, alguem decidir bloquea-lo.
SP
São vários os IPs pelos quais somos visitados. Entretanto, creio que SP pode ter razão.E, já agora,leia o que na net se diz a propósito do papel da Google.
ResponderEliminarCreio que quando disse deste site, nao fui mal compriendido, porque referia-me ao GreatFirewall.
ResponderEliminarQuanto ao Google, definitivamente assume-se como mais do que um "search engine".
SP