Ignoro qual o critério que o arcebispo Chimoio possui de diversão.
Mas em relação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, certamente que nenhuma modalidade de diversão entra na sua severa tabela moral.
O arcebispo Chimoio tem uma virtude: a da castração conscientemente enunciada.
Pensando nos jovens, o arcebispo disse sem rebuços que ir ao santuário só pode ter um sentido e não mais do que um: o de "rezar, o de reconciliar-se com o senhor e purificar-se". Percorrer 70 quilómetros para se divertir, isso é ir contra o Senhor. É absurdo - crê Chimoio - que os jovens se desloquem à Namaacha com tão asqueroso projecto, o da diversão.
Como sabe o arcebispo que o Senhor ficará ferido se os seus jovens percorrerem 70 quilómetros para o amarem e para se divertirem também ? Como sabe o arcebispo que é a tristeza expiatória que deve imperar e não a alegria?
Está Chimoio convencido de que um dia os jovens perceberão que ir à Namaacha não é ir para a diversão. Mas estou certo de que os jovens esperam que um dia o arcebispo possa fazer 70 quilómetros para rezar e para se divertir. Se possível com eles.
Nenhum jovem é Matusalém.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.