Outros elos pessoais

21 abril 2007

Portal da Renamo e seus problemas

Neste diário já me referi ao portal do partido Renamo. E já o comparei com o bem organizado portal da Frelimo.
Hoje voltei a ele e verifiquei que alguma coisa foi actualizada. Por exemplo, há dois despachos do "Gabinete do Secretário-Geral".
Mas o portal continua confrangedoramente pobre (o boletim "Perdiz" nada contém e a "Galeria de imagens" apenas tem uma), com a maior parte das rubricas do menu por preencher (sete das nove existentes).
E o pouco que foi preenchido, contém ligeireza demasiada. Mesmo ao nível dos títulos, como este, francamente caricato: "RENAMO FORÇA À REALIZAÇÃO DE UM INQUERITOE DESCOBREM-SE ROUBALHEIRAS DAS CHEIAS" (sic), em trabalho de Rogério Albero Joanquinho.
Há, ainda, o problema das definições: "A Renamo é um Partido Político constituído por moçambicanos, sem distinção de sexo, raça, etnia, crença religiosa, profissão, origem social, lugar de nascimento ou de domicílio." Será mesmo necessário dizer que a Renamo é constituída por Moçambicanos, com uma vírgula bem destacada? Poderia a Renamo ser constituída por Zimbábuèanos ou Australianos? A esse nível, quer a Frelimo quer o PDD têm formulações correctas.
Por outro lado, nos "princípios fundamentais", está escrito que " A Sede do Partido é na Capital do País, Maputo, podendo abrir delegações ou outras formas de representação em qualquer parte do território nacional e no exterior." Ainda não abriu delegações? Ou já as abriu mas a memória continua a ser anterior a 1992?
O menu anuncia os "Resultados das eleições de 1999": mas eles não estão lá, apesar de já terem decorrido oito anos.
Finalmente, ainda no menu, e no sub-menu "Notícias", encontrei estes dois sub-títulos surpreendentes: "Uma Via Sacra Diferente" e "Comentários "A minha Paixão". Tentei abrir os ficheiros mas não consegui, certamente por defeito meu. Tratar-se-á de alguma vereda religiosa da Renamo?

6 comentários:

  1. Amigo Carlos Serra.
    Foi com enorme honra que no meu blog lhe atribuí o Prémio "Thinking Blog".
    Este é o selo.

    http://i173.photobucket.com/albums/w53/mouraaoluar/thinkingbloggerpf8.jpg

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Este foi, praticamente, um trabalho de ombusdman para o portal da Renamo.

    ResponderEliminar
  3. Procure ombusmanizar em português e colocando nome.

    ResponderEliminar
  4. É mesmo difícil com a Renamo não sei de quem, pois para falar em directo já por escrito falei sobre o portal com um dos ministros sombra que me disse que aquilo estava em fase experimental. Não me convenci por isso... E tudo o que falta não devia ser feito agora na preparacão do congresso deste partido? E haverá esse congresso? O Dhlakama anda de província em província sozinho pq do conselho Nacional não se ouve nem de outros se ouve. Como é que pode haver boa informacão desta maneira... O webesite da Renamo devia atingir pelo menos ao nível do do PDD

    ResponderEliminar
  5. Só falta mesmo cosneguir que o Homo Sibindycus crie um portal para o PIM0...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.