Outros elos pessoais

08 abril 2007

Paulina Chiziane: quando emigras para a lua (2)


"Penso. Quem inventou a moda feminina foi o homem, só pode ser. Inventou sapato de salto alto para que a mulher não corra, e não fuja ao seu controlo. Se pensasse nela, teria inventado umas botas e mocassinos, sapatos do tamanho do chão, para ela poder caminhar, correr e caçar o sustento, como as amazonas. Inventou as suas saias apertadas para obrigar a mulher a manter as pernas fechadas, coladas. Se pensasse nela, teria inventado umas saias bem rodadas, para andar à vontade e refrescar os interiores, nos dias de verão. No lugar disso, inventou as roupas coladas, atrevidas, para poder deliciar a vista na paisagem ondulada de qualquer uma e masturbar-se com o simples olhar. Em pleno século vinte e um, os homens vestem-nos do tempo de D. Quixote e dizem que estamos belas. Calcinha . Cinta. Soutien. Meia de vidro. Meia saia. Combinação. Saia, blusa, um casaco ligeirinho para acentuar o ar de senhora. Lenço. Cachecol. Colares. Brincos. Pulseiras. Anéis. Puxinhos de cabelo. Rolos. Ganchos, travessões, bandoletes, e a flor dos campos no canto da orelha. Cinto de castidade. Licaho. E os homens? Só cuecas, calças e camisa. Livres para saltar, correr e caçar. Que diferença, meu Deus! Apetece-me dizer a todas estas mulheres : a beleza não está nas cores da tua roupa. Nem na macieza do teu cabelo. Muito menos nas linhas harmoniosas do teu corpo. A beleza sente-se de olhos fechados. Quando emigras para a lua, no voo da serpente.”

Paulina Chiziane em Niketche, Uma história de poligamia

1 comentário:

  1. Que me perdoe a Paulina,mas não concordo em absoluto com nada que escreveu; cada peça que nos cobre o corpo é a beleza nossa realçada, altos saltos que nos alongam faz-nos imperiais, majestosas no andar, no olhar para os passantes,calças apertadas sim, porque não? Esqueceu a Paulina que nunca deixamos de ser Amazonas? Somos guerreiras sim, nunca deixamos de ser, mas com certeza bem mais agradável ser Amazona com olhos maguiados, rosto em blush, baton roseo nos lábios, perfume doce e quente para a noite, aroma cítrico e leve para o dia...se os homens gostam de nos ver e sentir passar...nosso ego agradeçe.
    Onde foi que esta mulher viu o homem da nossa era vestir-se feito D.Quixote? Não vestiam cuecas que mais pareciam calçolões até o joelho? E por baixo das aparentes roupas...tantas vestes estes tinham? Vou te contar: Adoro ser mulher, usar todos os adereços que podem me transformar, em deusa, anjo, demônio, santa, princesa, camponesa, rainha, menina, senhora...etc;
    Quanto aos homens minha senhora...usam cuecas, calças, camisas, saias, paletós, coletes, jaquetões, bermudas, gravatas, piercing, gel nos cabelos,meias coloridas, camisetas, usam barba, bigodes, cavanhaques, usam nada...cara lisa mesmo, usam perfumes deliciosos, (favor ver o estilo do Axl Rose - do grupo Guns N'Roses),muito DEZ!!! saia,botas longas, lenço nos cabelos,pulseiras...mil adereços;podes até dizer:mas são artistas...digo não...aqui em meu país muitos homens vestem-se desta maneira muito manera.Esta maneira de como referiu-se aos homens cara senhora...está já um tanto dêmodê.
    Sem nenhuma diferença meu Deus!
    Preciso dizer, que a beleza está no zêlo e cuidado com o teu corpo mulher...cobre-o sempre com muitas cores, flores, adereços...perfuma e cuida dos teus cabelos mulher...malha e exercita teus músculos mulher, deixa que tuas linhas sejam observadas e queridas primeiro por ti mesma, depois para os outros...sê o deleite dos sentidos quando então passares...deixa que sintam a beleza do teu cheiro e a graça do teu riso ainda que de olhos fechados...só assim, sentindo-se bela, sentindo-se deusa...por dentro e por fora...emigrarás para a lua, no voo da serpente...assim somente.

    Fotografia 3x4

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.