Outros elos pessoais

05 abril 2007

Espada de Dâmocles


Escrevi algures neste diário que o período eleitoral que deverá começar este ano e terminar em 2009 (primeiro as legislativas provinciais, depois as autárquicas e, finalmente, as legislativas nacionais e as presidenciais) poderá ser um dos mais difíceis da nossa história.
Esse período pode, inclusive, ter um pavio mais curto e pré-eleitoral, caso o procurador-geral da República incrimine o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, depois que o sobrinho deste, Yá-Qub Sibindy, o político dos turbantes e das capulanas, apresentou queixa mediática e pediu procedimento criminal face ao comportamento verbal castrense que entende ser o do tio.
Um pavio mais curto trazendo a reboque muitos paióis antigos, de natureza diversa, nunca desactivados.
Um pavio mais curto cujo corpo jurídico ostenta, porém, um coração político intenso e conflitual.
Enfim, uma espada de Dâmacoles suspensa sobre a paz moçambicana.

2 comentários:

  1. Encontrei por acaso este blog e gostei imenso... vou adicionar o link no meu pra poder visitá-lo mais vezes!
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  2. É gentil. Já que há poesia no seu blogue, visite tb este:
    http://lugardossonhos.blogspot.com

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.