Outros elos pessoais

07 abril 2007

Cristãos querem responsabilização dos autores da tragédia de Malhazine


"(....) cerca de três mil crentes da Igreja Católica apelavam para que sejam responsabilizados todos os indivíduos que, directa ou indirectamente, poderão ter contribuído para a ocorrência de explosões no paiol militar de Mahlazine, na cidade de Maputo, no mês passado, do que resultou a morte de mais de uma centena de pessoas, dezenas de mutilados e avultados danos em infra-estruturas económicas e sociais na cidade e província do Maputo." - isto passou-se na Sé Catedral ontem, numa homilia que marcou a celebração da Sexta-Feira Santa pela comunidade católica, na qual o arcebispo de Maputo, D. Francisco Chimoio, "apontou a injustiça e corrupção como dois dos empecilhos que negam a muitos moçambicanos o direito de melhorar a sua vida e gozá-la com a dignidade". Por isso, segundo o arcebispo, "há muitos que continuam a pregar Cristo na cruz através da sua insensibilidade perante a dor do próximo". De acordo com Chimoio, a homossexualidade é um dos males "que nos colocam em posição inferior àquela que o Senhor nos conferiu."

2 comentários:

  1. resta a saber qual foi "a posiçao que o Senhor nos conferiu"!!!
    Iolanda Aguiar

    ResponderEliminar
  2. Pelo visto, este bispo pouco sabe sobre Teologia Cristã Católica, pois em se dizer que o Cristo teve um triste fim, horrível até mesmo, está contrariando toda a base do cristianismo."Cristo padeceu porque assim foi a vontade do Pai","seu sangue foi derramado, para dar salvação àqueles que nele crer" - O Cristo já sabia o que lhe esperava, ao contrário das vítimas do paiol.
    Visão limitada e tacanha deste bispo, onde o preconceito contra os homossexuais faz com que os compare com corruptos, ladrões, criminosos...
    Em sua onipresença Deus ao enviar seu filho,(Cristo), já sabia o qual seria sua destinação, deixando seu legado nos atos de amor, solidariedade, verdade, amor, compaixão, perdão....e, respeito por todas criaturas que dele,(Deus),foi criado, inclui também os homossexuais, prostitutas, pessoas comuns e anormais também.Ah! o bispo também.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.