Outros elos pessoais

01 março 2007

É só escolher: curandeiros de celular e engarrafadores





Por todo o lado surge a promessa de remédio e cura. Igrejas e curandeiros em cada canto, a preço de saldo, basta viajar pelos bairros populares das nossas cidades e, especialmente, da cidade de Maputo. Podemos ficar curados de montes de coisas - prometem elas e eles -, é tudo questão de paciência e fé. E, claro, de dinheiro. Os curandeiros, Doutores e Doctors, pretendem até, com os seus recursos de cura, substituir polícias e professores. Mas muitas mais coisas, como poderão observar nos anúncios em epígrafe, retirados do semanário "Zambeze". E se quisermos, podemos também, como um dos sofisticados curandeiros aqui apresentados promete, em menu mais codimentado, ser engarrafados (estudantes universitários meus já me garantiram, a pés juntos, que viram pessoas engarrafadas).
Fenómeno curioso é que a maior parte dos curandeiros de celular é estrangeira ou vinda do Norte do país.
Vá, experimente!

1 comentário:

  1. Quando você tem pouca escolaridade você acredita em tudo, mesmo no nada você acredita. Esta gente de fora sabe disso. Santos de casa não fazem milagres.Tenho dito.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.