Outros elos pessoais

30 março 2007

Hoje: o último pôr-de-sol do 4 Estações





O último pôr-do-sol hoje, daquele que esteve para ser o Hotel 4 Estações, na marginal de Maputo. Amanhã, às 7 horas, uma técnica de demolição chamada implosão vai transformá-lo em destroços, levantando uma nuvem de poeira que poderá durar 30 minutos. Uma parte da nossa memória urbana que amanhã será entulho. O projecto turístico data de 1968 e foi previsto que pudesse ser um hotel de luxo com 340 quartos virados para o mar. Fracassaram as tentativas para o manter vivo e em uso. Mas saiba da história e dos mitos na edição de hoje do "Savana", em trabalho de Sol de Carvalho, pp. 16-17.
As fotografias forem tiradas por Fátima Ribeiro, a quem agradeço o gentil envio.

3 comentários:

  1. Pois. Excelente. Depois das explosoes, a implosao. Que vem a seguir

    ResponderEliminar
  2. Pois. Excelente. Depois das explosoes, a implosao. Que vem a seguir? Elton B.

    ResponderEliminar
  3. Na ultima sexta-feira recebi uma sms que dizia o seguinte:
    O Grupo Guebas & Dai Corporation, especializado em explosões e demolições questiona a razão de se contratar a firma americana para a implosão do 4 Estações, havendo capacidades internas, sobejamente conhecidas!!!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.