Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
30 janeiro 2007
PDD: a diagonal-liberal política do país
Se a Frelimo participa em conferências internacionais dos partidos da esquerda (socialistas, comunistas) e a Renamo nas conferências do centro-direita, aparece agora a novidade, a diagonal: Raul Domingos, presidente do Partido para Paz Democracia e Desenvolvimento (PDD), o terceiro partido do país, vai participar na Conferência Internacional dos Partidos Liberais Africanos a realizar-se no Senegal.
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
mana esfinge, seria bom perguntar-lhe porque e liberal? que razoes e referencias tem para ser liberal? e como ele define um partido de orirntacao liberal na sociedade mocambicana? e africa que referencias ele tem sobre o afro-liberal? e como um lider que comunga ideias liberais que projecto ele tem para mocambique? como pensa concretiza-las?
ResponderEliminarÉ bastante difícil para ele responder à todas essas perguntas, até porque nenhum dos Partidos em moçambique consegueria neste momento explicar-se sobre a sua orientação político-ideológica.
ResponderEliminarOs partidos políticos moçambicanos orientam-se mais pela disponibilidade de financiamentos bem como pelos laços de amizade. Não admire pois que o PSD e PS sejam amigos da FRELIMO, apesar de ambos serem do centro-um para a esquerda e outro para direita. A Frelimo é também amiga da UDF (Uniteed Democratic Front do Malawi; partido liberal da direita e membro da African Liberal Network e International Liberal Network; também presente em Dakar) bem como do Malawi Congress Party-MCP; também partido Malawiano.
A FRELIMO é também amiga da UNIP (de Kanunda. Portanto, como pode se ver, os laços de amizade e filiação grupal ou em organizações não tem a ver MAIS com a orientação e sim com jogos de Poder.
Obrigado pela correcção, Egídio. Enfim, liberais temas..
ResponderEliminarmano egidio, a coerencia politica nao faz mal a ninguem! por isso temos partidos doentes, exemplo disso hoje muitos sao membros de um partido mais pela disciplina partidaria, do que pela ideologia e ideias politicas. esta coisa de "trepar o pais pelos ramos" (copiando o esm) e quando a desciplina falha, tudo vai a saque.
ResponderEliminarClaro Chapa, concordo
ResponderEliminar