Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
21 janeiro 2007
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Parabéns Prof.
ResponderEliminarAínda não tenho o primeiro nem sei onde encontrar. Estou agora a ler os Combates pela Mentalidade Sociológica, sou da opinião que todos os Combatentes da Pobreza Absoluta deviam ter um exemplar! Era tão bom combater-se pela mentalidade sociológica ao invés dos actuais Combates pela Mentalidade Seminarista/Sloganista que reduzem um país a uma sala de conferências climamodernizada. Estamos perante um caso de patologia, o nome é: Realfobia.
ResponderEliminarParabens Doutor! A propósito podia conceder me uma pequena entrevista para falarmos das obras a publicar? Sou da Escola de Jornalismo e estou em regime de estágio no semanário Savana. Se puder pode mandar algumas dicas sobre as duas publicações para o meu a-mail: nitomidio&yahoo.com.br
ResponderEliminarMeu nome é Emídio Beúla.
Obrigado, Egídio. Obrigado tb, anónimo, pela referência aos "Combates". Emídio Beúla: pode procurar-me, se quiser, no Centro de Estudos Africanos, os livros serão lançados a 27 de Fevereiro. Cara Esfinge: creio que 21, fora agora os de poesia, o "almadiando" será o segundo.
ResponderEliminarParabéns!!! Querido Professor Carlos, você merece todo o sucesso!!!
ResponderEliminarEstou torcendo por você!!!
Beijos