Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
27 dezembro 2006
China vai colonizar África? E Moçambique?
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Li de raspão o texto de Anabela Lemos e Rocha.
ResponderEliminarO medo e as inquietações são tão antigos que a própria descolonização portuguesa.
A exploração de recursos naturais bem como o desrespeito dos direitos humanos já é prática tanto em Moçambique como em Portugal; tanto no Iraque como nos Estados Unidos.
A cooperação entre europeus e africanos está longe de ser justa. E se a China apenas quer explorar recursos naturais e outro tipo de cooperação, então que o Estado moçambicano se prepare com legislação e fiscalização adequadas, é para depois não culpar a China.
Em suma, as inquietações destes europeus (ou eurodescendentes, por mais justas que sejam, não deverão ofuscar o verdadeiro objectivo dos povos e estados dos países do terceiros Mundo, que é moldar uma relação de cooperação internacional do tipo novo.
Voltarei ao assunto.
ResponderEliminarBrevemente.
Vide o perfil do site Pambazuka. Todo ele em inglês e facilmente pode se compreender que "eles" não estão preocupados connosco mas~sim com os negócios "deles". E é assim que se escreve sobre China e todos países em vias de desenvolvimento como a Venezuela, Chile, Brasil, Líbia, Egipto, etc.
ResponderEliminarVejam isto, que foi retirado aqui(http://www.pambazuka.org/en/about.php):
Pambazuka News (Pambazuka means arise or awaken in Kiswahili) is a tool for progressive social change in Africa. Pambazuka News offers a comprehensive weekly round-up of news on human rights, conflict, health, environment, social welfare, development, the internet, literature and arts in Africa.
Pambazuka News is produced by Fahamu, an organisation that uses information and communication technologies to serve the needs of organisations and social movements that aspire to progressive social change.
The bulk of the research and compilation for the weekly newsletter is done by Fahamu staff in South Africa with support from Fahamu's head office in Oxford, United Kingdom. Further input is made by editorial writers, content partners and volunteers from around the African continent. You can contact Pambazuka News by writing to editor@pambazuka.org.