Outros elos pessoais

27 outubro 2006

Pineu! Deita pineu! (3)





1. Sobre a sociologia

Existem muitas definições de sociologia.
Eu forneço a seguinte: sociologia é o estudo das lógicas não visíveis do funcionamento de uma sociedade, de como ela se constrói e se mantém produzindo e reproduzindo práticas e imaginários.
O que se vê é apenas um conjunto de indicadores (práticas, crenças, imaginário social). Mas esses indicadores são meros factos sociais. Os factos sociológicos obtêm-se pela construção teórica. A construção teórica decompõe o magma de senso-comum e de mitos que permeiam os factos sociais.
O produto final da construção teórica é uma sociedade cujas lógicas de funcionamento nem sempre correspondem às lógicas quer da consciência imediata dos actores sociais em geral, quer da consciência interessada dos produtores oficiais de opinião.
Por isso nem sempre a construção sociológica agrada às lógicas de uns e de outros.

4 comentários:

  1. 'Não compete à sociologia investigar para estar de acordo com as lógicas de uns e de outros.'

    Nao percebi... Nao compete investigar para estar de acordo? E suposto a Sociologia estar de acordo com as logicas?

    Ou se calhar queria dizer que nao e do interesse da Sociologia investigar para estar de acordo?

    ResponderEliminar
  2. A sua última parte obriga-me a melhorar o meu pobre português, o que farei já de seguida. Sociologia é tb, muitas vezes, acordo e acordar...

    ResponderEliminar
  3. Você dirá se compreende agora melhor ou se eu ainda não me fiz compreender.

    ResponderEliminar
  4. Compreendo muito melhor. Concordo, subscrevo, e obrigada pelo esclarecimento. Foi o que me pareceu. Certas ciencias partilham este mesmo dom.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.