Outros elos pessoais

09 outubro 2006

Pesquisa sobre blogosfera em Moçambique

Conto poder divulgar brevemente resultados de um estudo sobre a blogosfera em Moçambique, executado por nove estudantes universitários de História sob condução do meu assistente, Teles Huo (recordo que há diversas entradas a propósito neste diário).
A equipa está ainda a processar a informação obtida e a reconferir certos dados.
Por enquanto posso adiantar que foram até agora identificados 164 blogues num movimento que parece ter o seu início em 2003. Estes números podem, porém, sofrer alteração.

2 comentários:

  1. Serra,

    Acho interessantissimo esse estudo. Na guerra que houve a pouco tempo entre os Estados Unidos da America contra o Iraque surgiu um grande debate a nivel Internacional sobre a importancia dos blogs para transmissao de informacao. Sera que a informacao dos blogs pode ser credivel? O que acontecia e que atraves dos blogs sabia-se mais rapido do que a CNN o que estava a acontecer no Iraque....... Eu acho que os blogs tornaram-se uma especie de Codigo Morse dos tempos modernos. Tens mais uma estudante universitaria para ajudar no estudo dos blogs mocambicanos

    Soraya Abdulrazak
    Estudante de Psicologia
    Bibliotecaria
    848142905

    Forca Movimento blog Mocambicano

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Fico muito satisfeito por saber que o meu assistente ja a contactou.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.