Outros elos pessoais

16 outubro 2006

Normar



Fascina-me esta nossa imensa, tentacular necessidade de normar, de normalizar tudo, de contornar o múltiplo, de punir a infracção, de decapitar o diferente, de patologizar o desigual, de tornar doença e loucura o distante e o irregular, este nossa sede de criar regras, de procurar a alma da simetria absoluta, do igual.
As réguas, as gramáticas, os manuais, os códigos penais, os sinais luminosos.
Belas páginas existem a esse propósito em Michel Foucault e Georges Canguilhem.

5 comentários:

  1. Bom dia Dr. Serra! Sou estudante do curso de historia, faco parte dum dos tres grupos que estao a fazer o trabalho sobre os blogs em Mocambique. criei meu blog em Setembro, com o titulo "JOVEM-DA-PATRIA-AMADA".Gostava que o Dr. me desse algumas instruncoes de como criar links, filtrar comentarios e ainda editar meu perfil para poder colocar minha foto.obrigado

    ResponderEliminar
  2. Esta bem Dr., irei aparecer amanha as 11:00h. obrigado pela atencao.

    ResponderEliminar
  3. Metamos todo en una caja, bien cuadrada. Hagamos tambien cuadrículas en la hoja.
    La vida a cuadritos.
    Un beso

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.