Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
12 outubro 2006
Machismo esclarecido
O homem-macho não deve vergonha de olhar fundo nos olhos de uma mulher e de lhe dizer algo como "querida, sem dúvida que em alguns aspectos te sou superior". Hoje o masculinismo progride, o feminismo regride. O metrossexual dá origem ao retrossexual. Este não carece de olhar um espelho para ser macho: já é macho intrinsecamente.
Eis a nova linha do machismo esclarecido. Quem defende isso não sou eu, mas um dos titulares da Cadeira de Filosofia Política na famosa universidade americana de Harvard, sociólogo, Professor Harvey Mansfield.
Imagino o que seria o surgimento neste país de um movimento masculinista, com revistas, livros e recursos à ciência e à bíblia para mostrar quanto as mulheres estão a ser injustas com os homens, esquecendo-se da bio-superioridade destes. E com um slogan razoável do género: Homens de todo o mundo, uni-vos!
____________________________________
Manfield, Harvey, Manliness. Yale: Yale University Press, 2006
7 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Que horror de coisa.
ResponderEliminarUma leitora
queira ou não os homens são superiores em tudo
ResponderEliminarCSM
Uma boa questão, Wetela, uma questão que é suposta remeter para a auto-suficiência, a força, a virilidade, o poder "natural", o exercício da guerra, etc. Não sei se ser homem em Moçambique tem particularidades, mas se calhar ser homem aqui ou em qualquer parte do mundo reenvia sempre para o mesmo padrão de homocentrismo...Leia entretanto o portal a seguir: http://www.orgonizando.psc.br/zeg/ser_homem_hoje.htm
ResponderEliminarObrigado!
ResponderEliminarEstou de acordo consigo quanto à produção social dos papéis sociais que homens e mulheres devem jogar ou que é suposto deverem jogar.
ResponderEliminarBom, acho o machisto algo dificil de explicar, BOm a biblia diz que o HOmem e a cabeca da mulher, entao a mulher deve respitar seus maridos, mas se o homem for errado,fizer coisas ruins, a mulher pode muito bem ficar no lugar dele, agora acho que homem ser machista e algo que acaba com o relacionamento, pois a mulher foi feita para construir seus sonhos, nao para ser escrava de homem. o Homem pode muito bem ajudar sua mulher em casa, fazer varias coisas que nos mulheres fazemos, e nos mulheres conseguimos tambem fazer tudo que os homens fazem.Todos nos somos iguais, mesmo vc sendo homem e eu uma mulher temos os mesmos direitos.
ResponderEliminarEntao acho q os homens devem tratar as mulheres como eles querem ser tratados, carinho, amor, respeito...
sei que sou uma adolescente mas tenho cabeca de adulta.
Na Verdade O Homem É Soberbo, E Sou Um, Infelizmente Existe Gente Que É Como Animais Irracionais.
ResponderEliminarHomem Comete Mais Crime Do Que Mulher, Mas Há Também Mulher Que Prefere Tranqueiras. Elas Também São Como Animais Irracionais.