Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
08 outubro 2006
Fogo que devora Sofala, dinheiro queimado e ordens dos espíritos
O fogo devasta vários distritos nas província de Sofala há cerca de 15 dias, com estragos dramáticos, não existindo meios adequados para combate aos incêndios florestais. Por exemplo, o fogo destruiu já dinheiro que os camponeses têm por hábito guardar em casa. De acordo com Maria Augusta, chefe dos Serviços Provinciais de Florestas e Fauna Bravia, as queimadas têm a ver com mentalidade campesina: "Temos pessoas que dizem que estão a cumprir ordens dos espíritos, que lhes mandam queimar. São questões que não estão ligadas à ciência como tal. São aspectos sociológicos que temos de continuar a investigar, mas asseguro-lhe que não é falta de sensibilização" ("Domingo" de hoje, o8/10/06, p. 3.)
1 comentário:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Deves ter razão, Tina. Mas, olha: aquilo que para nos é ignorância, para outros é sapiência. Assim foram educados e é a racionalidade disso que temos de entender. Entretanto, fico feliz por saber que, em pleno estudo da blogosfera em Moçambique na nossa turma de Metodologia de Investigação, tu abriste um blog pessoal. Não páres nunca.Abri um elo para ti no meu blog.
ResponderEliminar