Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
03 outubro 2006
Eleições e presidentes
Se eu fosse zambiano, o meu lado cidadão ficaria contente, mas o meu lado sociológico investigaria as queixas de fraude por parte da oposição.
Se eu fosse brasileiro, o meu lado cidadão votaria Lula, mas o meu lado sociológico investigaria os escândalos do ptismo.
____________________________
http://www.panapress.com/freenewspor.asp?code=por022335&dte=17/07/2005
http://www.jornalnoticias.co.mz/pt/topoption/58
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Caro Carlos, concordo com seu lado sociológico. É necessário sim uma investigação sobre o petismo aqui no Brasil. Mas o fato é q a grande mídia brasileira tem interesses obscuros, tanto q no caso do dossiê, só se fala na falta de ética de quem pagaria por ele, evitando tratar de seu conteúdo, altamente comprometedor. Se interessar posso encaminha alguns elos de reportagens mais esclarecedoras, não comprometidas com a oposição.
ResponderEliminarabraço!
leonardo
a propósito de uma de várias eleições politicas
ResponderEliminaryou said:
Se eu fosse zambiano, o meu lado cidadão ficaria contente, mas o meu lado sociológico investigaria as queixas de fraude por parte da oposição.
unquote
Arriscando um bypass a cidadanias, ouso sugerir-lhe um exercício sociológico sobre a lei de Benford e fraudes eleitorais.
cumprimentos
josé lopes
PS - aqui (www.macht.arts.cornell.edu/wrm1/pm06.pdf) investiga-se a aplicação da Lei de Benford na detecção de fraudes eleitorais nos USA, e, aqui (www.vote.caltech.edu/events/2006/FraudConf/UnderstandingFraud2.pdf) o Caltech avalia votações em universos mais amplos.
Obrigado a ambos. Recebo com imenso prazer toda a informação que entenderdes enviar-me. Kanimambo de novo.
ResponderEliminar