Outros elos pessoais

16 agosto 2006

Hibridismos políticos de aguenta-bem-com-todos

Estando eu, faz já alguns anos, em banja num distrito de uma das nossas províncias, um militante de um dos partidos políticos maioritários do País disse-me estar ali a representar não apenas o seu partido mas, também, um grande partido rival. Interrogado sobre essa singular hidridação, respondeu que o fazia porque o seu primo, do partido rival, não falava bem português.
Tenho evidências de um régulo deste país ter distribuído os votos da sua parentela por dois grandes partidos rivais quando das eleições de 94. Jogando nos dois lados, tentou assegurar o estar bem com todos.

1 comentário:

  1. Directo ao Assunto:
    Esse cidadao foi apenas um que o Professor qui ver. Na verdade ha-os aos pontapes neste pais. Situacao propiciada pela actual conjuntura politica. Na verdade, em Mocambique nao se debatem ideias politicas, nem opcoes politica; debatem-se, isso sim, Oportunidades Politicas para o alcance do bem estar. Uma afirmacao tao sorrateira como essa nao deveria vir de mim! Terei provocado um debate?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.