Faz já algum tempo que ganhou corpo no país a paixão pela sondagens e pela estatística eleitorais. A esse respeito, não fica nada mal recordar um pouco Wright Mills:
“Nos estudos sobre a vida política, é o “comportamento eleitoral” que constitui um sujeito favorito, sem dúvida por causa da facilidade das pesquisas estatísticas. A pobreza dos resultados não é igualada senão pela complicação dos métodos, e dos cuidados que lhes dedicamos. (…) é bem este o caso do “People’ s Choice”, estudo de grande renome sobre a eleição de 1950 no condado de Erié (Ohio). Esta obra ensina-nos que os ricos, os rurais e os protestantes votam pelos Republicanos; que os eleitores com coordenadas inversas votam pelos Democratas, e assim por diante. Mas nada nos diz da dinâmica política nos Estados-Unidos.” (Charles W. Mills).
______________________
Mills, C. Wright, The sociological imagination. London/Oxford/New York: Oxford University Press, 1968, pp. 52-53.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.