Outros elos pessoais

06 junho 2006

Sociólogos: amanhã é o dia da nossa mesa-redonda no campus!

Sociólogos: amanhã é o dia da nossa mesa-redonda ("A sociologia em Moçambique"), não vos esqueçais, 9 horas, campus universitário, anfiteatro do Departamento de Sociologia (novas instalações).
Mas o convite é, naturalmente, extensivo a todos os cientistas sociais.
Até amanhã, então!

2 comentários:

  1. Creio que a mesa-redonda foi interessante, mas duas horas é lamentavelmente pouco para tanta gente presente, tanto interesse, tanta pergunta.

    ResponderEliminar
  2. Caro Patrício
    A discussão que estás a levantar vale só por isso,contudo, é uma espécie de nihilismo. De qualquer modo, acho que o teu texto merece um reparo. Merece-o porque cabe bem, por analogia, naquela estória do fulano que come o guarda napo e limpa a boca ao bife. Confusão existencial que só pode ser acolhida pelas discussões pós modernistas, ou se quiseres recuar no tempo, surrealistas. De modo que não é essa a discussão que quis levantar quando falei na mesa redonda. Tão pouco rectifiquei o erro uma vez que não existia tal erro, como o dizes.Achei grave teres encaixado à posteriori a formulação "primeira turma dos primeiros graduados" e teres metido isso na minha bem educada boca, só para eu ser como tu limpando a boca ao bife. Não foi isso que eu disse. O que eu disse, e repito, foi: Eu faço parte da primeira turma de sociologia da UFICS. Nem era para me referir ao mito fundador uficsiano que tanto insistes em puxar e pô-lo a frente dos bois. Era simplesmente para dar o pontapé de saída,queria mesmo começar já que se avizinhava o presente contexto do futebolístico mundial. Aliás, o que indicam os manuais de retórica é que tens que começar com alguma gracinha com graça.
    O resto é puxa-puxa ligado ao mito fundador com a agravante de quereres pôr a carroça a frente dos bois. Sendo eu dessa primeira turma, e tendo eu bebido toda essa matreirice, fica tu com a taça que eu nem sequer estou a jogar: prefiro esperar para ver como S. Tomé, quando a minha horda de uficsus dinossaurus entrarem no debate.Ou seja, a primeira turma!

    Filimone Meigos

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.