Outros elos pessoais

12 maio 2006

De Paulina Chiziane

Há pessoas capazes de, em poucas linhas, definirem uma época ou, melhor, duas épocas, a transição entre elas.
Eu creio que Paulina Chiziane, a nossa excelente escritora, é uma dessas pessoas. Repare-se como a propósito de David, o personagem central do “Sétimo Juramento”, ela descreve a passagem da revolução para o neo-liberalismo em Moçambique:

Naquele tempo [da revolução, C.S.] tinha o coração do tamanho do povo, mas hoje está tão pequeno que só alberga a si próprio. Agora, a palavra povo é um simples número, sem idade nem sexo. Sem sonhos nem desejos. Apenas estatística.
___________________
Chiziane, Paulina, O Sétimo Juramento. Maputo: Ndjira, 2000, p.15.

1 comentário:

  1. Quero somente parabenizar a iniciativa e a escritora em escolha.
    Quando de mim sairem ideias e comentarios aceitaveis para uma iniciativa como esta nao medirei esforçosd para fazer chegar.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.