tag:blogger.com,1999:blog-26386084.post6210951146458879980..comments2023-11-05T11:16:21.481+02:00Comments on Diário de um sociólogo: Greve de chapeiros?Carlos Serrahttp://www.blogger.com/profile/13187727359471585794noreply@blogger.comBlogger34125tag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-34081047431773465002008-02-25T20:27:00.000+02:002008-02-25T20:27:00.000+02:00Bem, ignorava esse fenómeno. Vamos a ver se aqui a...Bem, ignorava esse fenómeno. Vamos a ver se aqui aparece alguém capaz de nos elucidar.Carlos Serrahttps://www.blogger.com/profile/13187727359471585794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-14152501718054697762008-02-25T19:53:00.000+02:002008-02-25T19:53:00.000+02:00Ouvi dizer que muitos dos "chapas piratas" a circu...Ouvi dizer que muitos dos "chapas piratas" a circular não se registaram no Estado porque estavam vedadas as inscrições para carros pequenos, que estão registados na Associação e pagam 120 meticais por dia para circular, contra os 20que os outros pagam ao Estado. Como se explica este mecanismo? É mesmo assim? Se sim, o problema parece-me ainda mais complexo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-90462944875417806812008-02-25T18:51:00.000+02:002008-02-25T18:51:00.000+02:00Isso acontece algumas vezes, por razões que ignoro...Isso acontece algumas vezes, por razões que ignoro. Mas o diário está acessível. Saia do browser e reentre.Carlos Serrahttps://www.blogger.com/profile/13187727359471585794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-15699211986183572262008-02-25T18:33:00.000+02:002008-02-25T18:33:00.000+02:00Estou com problema a entrar no Diário. Aparece-me ...Estou com problema a entrar no Diário. Aparece-me uma mensagem dizendo que a operação está abortada. Já a tive por três vezes.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-28359885767344404622008-02-25T16:05:00.000+02:002008-02-25T16:05:00.000+02:00Espera ai gente. Mcel? Não querem que eu pense que...Espera ai gente. Mcel? Não querem que eu pense que houve uma mão estranha na Mcel não nem? Estou com medo de pensar nisso.Nelsonhttps://www.blogger.com/profile/02346999857038393623noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-26484482482253125782008-02-25T15:58:00.000+02:002008-02-25T15:58:00.000+02:00Penso que não é conscidência a Mcel não estar a fu...Penso que não é conscidência a Mcel não estar a funcionar devidamente. Isto está a ciar-me transtornos terríveis. Quem paga aos citadinos os prejuízos que advêm desta paralisia da Mcel? Sra Margarida, administre esse negócio como mandam as regras!Ivone Soareshttps://www.blogger.com/profile/03071845515458970682noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-53596429883381226152008-02-25T15:55:00.000+02:002008-02-25T15:55:00.000+02:00Este comentário foi removido pelo autor.Ivone Soareshttps://www.blogger.com/profile/03071845515458970682noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-13108189521188777522008-02-25T15:47:00.000+02:002008-02-25T15:47:00.000+02:00Só há uma solução para este problema, Transportes ...Só há uma solução para este problema, Transportes públicos em número suficiente. O Governo ou a autarquia deveria criar uma rede de rotas e abrir um concurso para que sejam concessionadas a empresas privadas. Os machibombos são mais seguros, energeticamente mais eficientes (quando cheios) e não congestionam o transito como os chapas. São mais facilmente controlados em termos de conservação, segurança e de pagamento de impostos. Só me pergunto: estão há espera de quê? Será que os donos dos chapas têm tanto poder? Há quem argumente que os machibombos não conseguem andar por determinadas zonas por serem demasado grandes. Não há problemafazem-se linhas especificas para zonas acidentaas com nós intermodais e o pagamento de um único bilhete. É tudo tão simples e óbvio que só o deixa andar parece ser explicação.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-43135906702010413692008-02-25T15:21:00.000+02:002008-02-25T15:21:00.000+02:00Se investissem esse dinheiro num serviço público d...Se investissem esse dinheiro num serviço público de transportes como algumas pessoas poderiam ter acesso a "esse dinheiro sem dono"?<BR/><BR/>Um milhão de dolares por mês?!<BR/><BR/>E ninguem ainda nos explicou donde vem esse dinheiro.<BR/><BR/>E ninguem ainda explicou como vai ser feito o pagamento.<BR/><BR/>E ninguem ainda explicou se se vai pagar também aos não licensiados...<BR/><BR/>E ninguem veio aqui a rua explicar como estão na rua tantos "chapeiros"não licensiados...e o que fazem os fiscais que vemos a rua todos os dias parando carros em cada esquina...<BR/><BR/>Sao tantas as perguntas que gostriamos de ver respondidas...a dúvida é saber se os que são pagos para nos dar essas resposta, tem disposição ded fazé-loAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-81621718401461422722008-02-25T15:09:00.000+02:002008-02-25T15:09:00.000+02:00Anonimo nem precisavas de fazer contas esta claro ...Anonimo nem precisavas de fazer contas esta claro que com esse valor a ser desembolsado mensalmente o governo podia investir em transporte e criar um plano de manutenção que garantisse a continuidade do projecto falta mais é um pouquinho de esforço mental para encontrar soluções viaveis.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-3067238793526684322008-02-25T14:47:00.000+02:002008-02-25T14:47:00.000+02:00Mas então se 70% dos chapaeiros não estão organiza...Mas então se 70% dos chapaeiros não estão organizados, quem é que vai receber os seus subsídios. <BR/>O Presidente da ATROMAP (penso que era ele) que numa entrevista dizia que precisavam de USD 1.000.000 por mês para subsidiar os chapas! Mas com esse dinheiro o ESTADO não compra uma frota para a cidade em poucos meses? Será que estou a fazer mal as contas?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-31309500811286645352008-02-25T14:21:00.000+02:002008-02-25T14:21:00.000+02:00Interessante "Coincidence" manutenção das linhas e...Interessante "Coincidence" manutenção das linhas em dias de manifestações, vocês não acham isso curioso?<BR/><BR/>NdzakeniAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-11110541065169573562008-02-25T13:45:00.000+02:002008-02-25T13:45:00.000+02:00Respondendo a preocupação de um blogista,dizer que...Respondendo a preocupação de um blogista,dizer que estive an Loja Mcel e a informação é que a operadora está a fazer manutenção da linha.Tive a sorte de ter acompanhado um debate sobre transporte na Cidade de Maputo,membros com altos cargos na ATROMAP dizendo que dos milhares de transportadores semi-colectivos a circular em MPT,apenas 30% eram membros da associação e que nem tods cumprem com suas obrigações.<BR/><BR/>Ora se a associação não é representativa,se com todos so mecanismos de fiscalização e controle,ainda há transportadores piratas!!!!Como é que o Estado ainda não agiu?<BR/>Deixar a população que em dias de sol e de chuva enfrenta filas para votar neles,reféns de um punhado de gente descontente?Pela ganância e pelo lucro não querem organizar a sua contabilidade?Qual é adificuldade de organizar a contabilidade de um negócio que é seu?Que lhe dá receita e lucro?E os que não tem carro próprio é que têm que pagar.<BR/><BR/>Acorde Governo de Moçambique!!!!Acorde!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-16121119065720541352008-02-25T12:56:00.000+02:002008-02-25T12:56:00.000+02:00Desculpem-me, mas hj seri muito arrogante para que...Desculpem-me, mas hj seri muito arrogante para que algume me perceba.<BR/><BR/>Primeiro, para merda o ORCAMENTO RETIFICATIVO, OS SUBSIDIOS, O ORIGINARIOS DESTA IDEIA. <BR/><BR/>Tendo descarregado, gostaria de perguntar ha quem doi ou beneficia se os Chapeiros terem a sua contabilidade organizada, constituirem-se como verdadeiras empresas, pagarem so devidos impostos? Se alguem teve esta porca ideia de subsidiar o chapa...porque nao de uma vez por todas resolvermos a questao do Transporte Publico? Ou melhor, porque nao se faz como em alguns paises em que um grupo de individuos de associa numa empresa unica e como empresa providencia os servico de transporte. Eh asssim em varias partes do mundo. Cada um dos donos dos chapas poderia aparecer como accionista, dai que acabar-se-ia com a guerra das estradas porque seriam todos da mesma empresa, teriamos algo mais organizado e em caso de crise saber-se-ia com quem negociar...<BR/><BR/>What is the fucking point de continuarmos a ter um sistema de transportes desorganizado?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-73670135032377320232008-02-25T12:52:00.000+02:002008-02-25T12:52:00.000+02:00Várias sugestões estão a ser aqui feitas, o que é ...Várias sugestões estão a ser aqui feitas, o que é excelente. Maxango: eu próprio estou a reflectir...Carlos Serrahttps://www.blogger.com/profile/13187727359471585794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-89860741854346129832008-02-25T12:46:00.000+02:002008-02-25T12:46:00.000+02:00Será que esta é uma nova era da historia de Moçamb...Será que esta é uma nova era da historia de Moçambique, será que 5 de Fevereiro foi um ponto de viragem comportamental? Que tipo de sociedade esperamos nos proximos anos? Será que que já somos uma nação "sísmica"? <BR/>Tantos misterios, tantas hipoteses por avançar. <BR/>Professor peço uma ideia estou preocupado.<BR/><BR/>MaxangoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-33932912132216085322008-02-25T12:44:00.000+02:002008-02-25T12:44:00.000+02:00Não vejo solução para esta crise, ai sempres rompe...Não vejo solução para esta crise, ai sempres romper a cada passo e por qualquer coisa...a não ser que o Estado tome a iniciativa de resolver os transportes públicos urbanos! Temos de importar já autocarros e entregar a gestão a empresas credíveis privadas, senão voltamos aos mesmo. E estes transportes têm de ser subsidiados, não há alternativa. Em nenhuma parte do Mundo são rentáveis os transportes de pequenos percursos.<BR/> Apelo ao Estado que tome a iniciativa sob pena de afastarem os investidores!<BR/>Será que os doadores não estão a ver bem o que se pode vir a verificar por cá?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-42484332735916404012008-02-25T12:40:00.000+02:002008-02-25T12:40:00.000+02:00Que fenómeno....Mas confesso não saber respodner.Que fenómeno....Mas confesso não saber respodner.Carlos Serrahttps://www.blogger.com/profile/13187727359471585794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-77487305288194819412008-02-25T12:37:00.000+02:002008-02-25T12:37:00.000+02:00um fenomeno no minimo engracado que se esta a repe...um fenomeno no minimo engracado que se esta a repetir hoje e que aconteceu tambem no dia 05/02 e o facto de nao se conseguir por credito na rede mcell, sera que tem alguma coisa a ver com as manifestacoes?<BR/><BR/>Ou sera uma maneira de impedir a informacao de circular? Isto ja parece paranoia mas e na realidade muito estranho.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-42210076482221945632008-02-25T12:21:00.000+02:002008-02-25T12:21:00.000+02:00Sim, também me chegou a informação sobre o Xiquele...Sim, também me chegou a informação sobre o Xiquelene. O trânsito parece estar vedado lá.Carlos Serrahttps://www.blogger.com/profile/13187727359471585794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-14965981959310203252008-02-25T12:14:00.000+02:002008-02-25T12:14:00.000+02:00Segundo informação recolhida pouco antes das 12 ho...Segundo informação recolhida pouco antes das 12 horas, junto dos chapeiros que passam na Praça da OMM, só no Xiquelene é que agora "não se pode passar" e "há confusão". Não referem actos violentos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-3022012835563100882008-02-25T11:58:00.000+02:002008-02-25T11:58:00.000+02:00Algumas propostas para o orçamento rectificativo e...Algumas propostas para o orçamento rectificativo e para se resolver a longo prazo esta crise:<BR/>1. Medidas imediatas de austeridade contra todos os gastos supérfluos com dinheiros do Estado, principalmente no domínio das deslocações(por exemplo, viagens aéreas em primeira classe e executiva só para o nível de Chefe de Estado e esposa, as primeiras, e ministros e altos reponsáveis com esse nível e conjuges acompanhantes, as segundas; cortes nas regalias com viaturas e combustíveis e outras medidas do género.<BR/>2. Investimento do estado para fortalecimentos/criação da rede de transportes públicos;<BR/>3. Construção acelerada de ciclovias e fomento da utilização de bicicletas.<BR/>4. Incentivos para empresas que facilitem o transporte aos seus empregados.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-38310815438036975822008-02-25T11:53:00.000+02:002008-02-25T11:53:00.000+02:00Nao concordo que apenas seja preciso a licença par...Nao concordo que apenas seja preciso a licença para compensação! <BR/>E quanto darão a cada um? Pelo tamanho do nome do proprietário? Não me parece que o governo exiga contabilidade organizada, nem acho que sejam tão inocentes! Mas alguma regra tem de haver.<BR/>Ouvi há pouco o Ministro (?) dizer que em vez de fazerem filas de manifestação que venham buscar as suas licenças, que apenas é preciso apresentar o livrete do carro e o seguro, para serem legais! Ora aqui é que parece residir o problema! Os seguros exigem que os carros estejam em condições e isso ninguém quer saber!<BR/>Então como se pagam os subsídios?<BR/>Pelo menos têm de trazer também os recibos das gazolineiras com as matriculas dos carros (apesar de saber que muitos haverá a arranjar recibos de terceiros!). <BR/>Será que o governo fez algumas contas aos consumos das diferentes rotas? Vai ser á balda? Eu ouvi na primeira greve consumos absolutamente absurdos dados por elementos ligados á Associação dos transportadores. É o CAOS!<BR/>E depois vão entregar o dinheiro ás Associações? Mas estamos a brincar? Algum chapa irá receber o o dinheiro? Por favor sejamos sérios. Estudem formas correctas ou com um mínimo de lógica.<BR/>Para além disso porque ninguém das Associações vem a público explicar as suas contas? Continuamos só a ver esta confusão ora dos utilizadores ou dos proprietários! Quem paga estas contas? O Estado está de fora, se produz ou não não tem problema, a Comunidade Internacional abastece o orçamento. E as Empresas vão buscar dinheiro onde? <BR/>Segundo entendi a semana passada a maioria dos transportadores não tem licença (acho mesmo que foi o presidente da Associação)...! Então o que andam os Polícias a fazer todos os dias ao mandar parar os carros? Apenas a "comeram onde estão amarrados"? Estou ingignada!<BR/>Acabo de ouvir o Ministro dizer que se calhar estiveram a conversar com as pessoas erradas! Como é possivel isto? O governo fala sem saber com quem? reafirmo a minha impressão que ninguém vai receber nada a não ser as "associações" com quem falaram e não sabem quem sabem quem são... ou sabem!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-4860256682884087612008-02-25T10:31:00.000+02:002008-02-25T10:31:00.000+02:00A FEMATRO diz que assinou um memorando de entendim...A FEMATRO diz que assinou um memorando de entendimento no dia 20/02/08 e que esperava anunciar as decisões daí saídas amanhã.Ivone Soareshttps://www.blogger.com/profile/03071845515458970682noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-26386084.post-76794477372273199272008-02-25T09:42:00.000+02:002008-02-25T09:42:00.000+02:00Vamos aguardar e esperar que tudo serene.Vamos aguardar e esperar que tudo serene.Carlos Serrahttps://www.blogger.com/profile/13187727359471585794noreply@blogger.com