Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
08 março 2012
Amanhã
4 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Caso para perguntar. O que e que aconteceria a Mocambique se Dhalakama fosse morto hoje?
ResponderEliminarDe qualquer modo, estamos a falar de duas forcas desproporcionais. Uma armada com algumas AK-47s (e a novidade e essa!) e por outro a Policia equipada com carros blindados e coletes a prova de bala. O exercito, como sabemos, podera ser chamado caso as hostilidades escalem. Vi pela TV alguns estragos em um carro blindado da PRM, ora e natural, pois sao carros anti-motim e nao carros de combate. Imagino se houvesse uma bazuca por la perdida...
De qualquer modo, penso que a PRM tomou rapidamente conta da situacao, aproveitando-se da desmobilizacao e enfraquecimento moral dos acantonados, onde ate ja se registava casos de diarreias (colera?) o que a ser verdade, comecava tambem a ser um caso de sanidade publica. E tambem da sua melhor especializacao tecnica para o efeito. Pelo que se quisesse invadir a residencia de Dhlakama fa-lo-ia, mas a situacao poderia descambar numa desordem enorme na capital do norte.
A meu ver, este e um ano muito perigoso para todos os mocambicanos. E o ano do X Congresso da FRELIMO, onde todos militantes "engajados" quererao mostrar a musculatura aos demais. Primeiro foi o Meque, na Zambezia. Depois, Simango em Maputo, com os resultados conhecidos. Agora, foi efectivamente o PR...
Alea Jacta Est!
Esperemos que não haja racionamento de oxigênio na cela para corrigir a pontaria dos fusis legais.
ResponderEliminarO que pode fazer este grupo de ex-guerrilheiros quando o seu comandante perde a olhos vistos o seu poder de persuasão? As cicatrizes fecharam mesmo? Doentes, alguns, fome, vários o que farão dispersos para se salvarem da situação? Se calhar mais vale um enxame de abelhas sob vigia na sua colmeia do que ve-las a voar em "debandada"....picando em tudo e todos.
ResponderEliminarAfinal era mito do potencial das armas de Dlakama e os seus homens....
O porta voz da PRM em Nampula diz que a policia foi provocada e o vice do Interior diz em Maputo que foi uma operação estudada?
Afinal que comecou com este acto vergonhoso? a policia ou a Renamo? parece haver muita manipulacao da informacao, como sempre
ResponderEliminar