Outros elos pessoais

15 fevereiro 2012

Descoberta gigante de gás em Moçambique

O grupo italiano de petróleo e gás ENI afirmou hoje no seu portal ter feito no mar em Moçambique uma descoberta gigante de gás natural com uma capacidade potencial de 212,5 bilhões de metros cúbicos. Aqui.

6 comentários:

  1. Tanta riqueza mineral que podia pôr este povo rico. Mas a lei da vida é diferente.

    ResponderEliminar
  2. Combate contra a pobreza do gás absoluto...

    ResponderEliminar
  3. Sir Baba Sharubu15/2/12 3:18 p.m.

    To have an idea of the importance of this major discovery: 212 billions cubic meters of natural gas are equivalent to about 1270000000 barrels of oil equivalent(BOE). Today's estimated value is around 127 billions of USD.

    ResponderEliminar
  4. Puxa, gás à barda!

    ResponderEliminar
  5. Isto precisa de uma força tarefa (task force. br). Uma Secretaria de Estado do Gás Natural, um ministério dedicado com gente lúcida, tecnicamente capacitada nos aspectos multidisciplinares que envolvem as negociações destas energias num contexto de mundo em crise.
    No carvão não estamos brilhantes nem tão pouco em Pande e Temane. Os dividendos de que o país está a beneficiar são equivalentes à gorjeta dos 'tea makers'do nosso turismo.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.