Outros elos pessoais

20 dezembro 2011

Dhlakama e o efeito Chaplin

Apanhado por uma tempestade de neve quando dormia na sua cabana, o herói de um filme de Charlie Chaplin foi arrastado para a borda de um precipício dentro da cabana. Ao acordar, quis sair. Mas se avançasse para o lado do precipício, a cabana tombava; se recuasse e pretendesse sair, a tempestade aguardava-o. O herói de Chaplin não podia nem habitar a cabana nem deixá-la. Este duplo constrangimento, este impasse, este efeito Chaplin, afecta o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama. Se acciona as manifestações que prometeu para antes de 25 deste mês, pode criar um grave sismo social; se desiste, perde completamente a credibilidade política.

3 comentários:

  1. Que desista. Perde ele, mas ganha Mocambique!

    E se assim for, a perda e menor para todos. Inclusive para o proprio. Pois ja e tempo do velho guerrilheiro arrumar as maletas e ir trabalhar para o povo. Que tal a agro-pecuaria?! Olha, dava de comer aos mocambicanos e ainda ganhava eleicoes locais e provinciais.

    Existem muitas maneiras de se chegar a Roma...

    ResponderEliminar
  2. Ele prometeu conferência para amanhã, um dia depois do discurso da nação do adversário...vamos ver o que vai dizer.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.