Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
31 maio 2011
Interrogo-me
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Ora aí está, questões para boa digestão - Mdm cada vez mais educado, Renamo soprando a trombeta de vez em quando em Nampula e o resto de meninos de coro quando é preciso louvar - Pois é.
ResponderEliminarDe repente a paz virou o principal discurso. Louvaria se nao se resumi-se em discurso para amolecer a quem esfomeado ou desagradado com o rumo que o pais esta a levar estavam pensando se manifestar. Aproposito de manifestacao pese embora esteja consagrado na constituicao na pratica so alguns tem o previlegio de se manifestar. Sempre que alguem que nao tenha simpatias com o regime quer exercer o seu direito as autoridades, como que de magicos fossem, ja antevem violencia...andam no curandeira para advinhar quando vai haver violencia?
ResponderEliminarDe acordo com o que vi na TV me parece que ha uma forte campanha de atribuicao de premios/certificados de merito aos municipios. Ate Chimoio que esta um lixo, cheio de buracos, vendedores pelos passeios e esgotos rebentados no centro da cidade recebeu certificado merito pela boa gestao financeira.....
ResponderEliminarHá políticos que gramam de xuxa.
ResponderEliminarEu tambem me interrogo quando vejo fenomenos destes replicados por ca:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=BgKCFTmrLLI&feature=share
Apesar de todos unanimismos.
Sobre a V. analise, embora nao tenha sido publicado aqui, o que eu realmente penso sobre um determinado politico-pavao que ultimamente tem estado na berlinda dos media, entendo que o momento esta a ser apropriadamente formatado para permitir responder a tres (3) questoes em simultaneo:
a) Uma revisao Constitucional, paroquial e tranquila;
b) Anestesiar as bases com a adopcao de medidas socio-economicas gravosas, com o beneplacito dos doadores;
c) Alteracoes constitucionais que permitam a consolidacao do Capital multinacional em Mocambique.
Todos de acordo, como diria Brecht.