Outros elos pessoais

03 fevereiro 2011

Egipto

No portal da Rádio França Internacional: "Os confrontos entre opositores e partidários do presidente egípcio, Hosni Mubarak, se intensificam. Nas últimas 24 horas, a praça Tahrir, centro dos protestos no Cairo, se transformou em um verdadeiro campo de batalha. Diversos jornalistas, principalmente correspondentes estrangeiros, foram intimidados. (...) O grupo de partidários do regime seria formado por policiais à paisana que atiraram contra os opositores, segundo algumas fontes egípcias."
Adenda às 19:45: no último segundo, aqui e aqui:
Adenda 2 às 20:01: no Afrol, aqui. Para traduzir, aqui.
Adenda 3 às 20:11: no The Economist, aqui.
Adenda 4 às 21: enquanto isso, há gente no Facebook a convocar para amanhã, após as orações nas mesquitas, uma "revolução síria" pacífica contra a "monocracia". Aqui e aqui.
Adenda 5 às 21:45: sobre a irradiação do efeito Tunísia, confira a CNN aqui.
Adenda 6 às 22:00: Vodafonte e mensagens, aqui.

2 comentários:

  1. Este negocio de "jihadistas" nao 'e pra "leigos" no Islam,

    Continua-se a querer catalogar o Jihad como algo "obscuro, malefico, violento",

    Aqui, neste confronto, os que fazem o Jihad, sao os que pedem a democracia, esses 'e que estao em Jihad,

    Jihad 'e a luta por uma causa Legitima.

    O Jihad nao tem que necessariamente ser "violento", muito pelo contrario, o Islam 'e Paz 'e harmonia, e nem aceita andar-se a "bater e matar" inocentes" como fazem os terroristas e os pro -mubarak.

    Os "pro-mubarak" nao sao "jihadistas" coisa nenhuma, sao criminosos, e 'e muito triste, continuar a tentar conotar "jihad" com crime,

    Jihad 'e o que os manifestantes contra o regime de Mubarak estao a fazer, 'e pacifico, estao fazer o Namaz, e estao a pedir Liberdade e Democracia, ai esta o Jihad.

    ResponderEliminar
  2. Ainda sobre o Jihad:

    'E luta leal, por uma causa justa e legitima.

    Tanto pode ser feito por um so individuo, como um grupo de indivuduos ou ate por um pais inteiro.

    Os extremistas sao estremistas, os moderados sao moderados, todos sao muculmanos, mas o Jihad nao pode ter injusticas e nem pode ser nao-leal.

    O Jihad nao 'e propriedade dos moderados, nem dos extremistas, 'e propriedade que quem 'e leal na sua luta, por uma causa legitima.

    Obrigado pela atencao.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.