Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
03 fevereiro 2011
Capa do "Savana" de 04/02/2011
1 comentário:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.

Os mocambicanos e a sua eterna mania de auto-flagelacao intelectual.
ResponderEliminarMarcelino dos Santos foi a AT confirmar o que sempre nos tem dito. A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias. Atacou as empresas privadas, que afinal, sao as que geram o IMPOSTO que justifica a existencia da AT!
O imposto, recordemos, que foi qualificado como expressao mais abjecta de exploracao do homem pelo homem no III Congresso da FRELIMO, razao pela qual se extinguiram muitos deles naqueles gloriosos anos, que hoje, a AT faz campanha para os reabilitar. Por isso, nao se entende mesmo o que pensaram os organizadores da palestra ao criarem condicoes para se publicitar na media e aos cidadaos uma mensagem que desfaz como um novelo de cartas, todos os milhoes de dolares que a AT tem gasto para o povo voltar a pagar os seus tributos voluntariamente. Um belo tiro no pe, que so pode ter o significado de renovacao da lealdade politica e nenhum impacto fiscal.
Se houvesse algum nexo que justificasse a ida de dos Santos, seria para lhe perguntar quando e que publicara o seu primeiro livro sobre a historia da libertacao, do socialismo e da sociedade actual. Sei que alguem estara a ajudar o politico-anciao a reunir os pergaminhos todos, e a coloca-los numa linguagem escorreita. Contudo, pelo andar da carruagem, provavelmente adquiramos um livro post-mortem, o que impossibilitara aos tantos e tantos que com ele privaram confirmar/desmentir os seus escritos, ao contrario do que ja fizeram Sergio Vieira e Jacinto Veloso... E ja agora, porque nao saber tambem a contribuicao de Graca Machel na luta de libertacao nacional?!
A vantagem de nao se publicar nada em vida e ser absolvido instantaneamente pela historia. E assim, talvez nos venham dizer um dia que Marcelino e tambem um candidato a beatificacao pela Santa Se...
Porque a Estatua, ja o e, com toda a certeza.