Outros elos pessoais

19 janeiro 2011

Analisando a Tunísia e o mundo árabe

A BBC Brasil tem um trabalho intitulado "Entenda a crise na Tunísia", aqui; do jornalista Fábio Zanini, leia, no seu blogue, os artigos "Revolução na Tunísia?" e "O impacto da revolução na Tunísia", aqui e aqui; de Dyab Abou Jahjah, leia "Notas sobre a revolução tunisina", aqui; uma entrevista ao escritor egípcio Ala Al Aswani intitulada "Os países árabes estão cheios de raiva", aquiuma entrevista feita a Pedro Martínez Montávez intitulada "O mundo árabe actual e "Os olhares cruzados", aqui; um trabalho da "esquerda marxista" de Alan Woods com o título "A insurreição na Tunísia e o futuro da revolução árabe", aqui (foto reproduzida deste último trabalho).
Adenda às 9:18: no The African Executive, em inglês, um texto de Otieno Sungo, aqui. Para traduzir, aqui.
Adenda 2 às 9:34: "Países árabes guardam estoques de trigo para evitar novos distúrbios", um texto em francês no portal da Rádio França Internacional, aqui.
Adenda 3 às 9:43: líderes árabes hoje no Egipto para discutirem comércio e desenvolvimento após a revolta na Tunísia, em inglês aqui.

3 comentários:

  1. Thank you Diario de um sociologo for the enlightening collection of links.

    ResponderEliminar
  2. Gostei do Otieno Sungo,

    Que da aqui um "Road Map" para os "Bastioes da Democracia Africa", e entrega lieralmente a UA aos "despotas",

    Gostaria de ver os nossos na possivel nova "Union of African Democratic States",

    Bonito, a formacao do "UADS- Union of African Democratic States"

    Vamos ver se os "nossos" tem visao pra anteciparem-se e aproveitarem "desmarcar" dos "despotas", em vez de continuarem num "clubinho de despotas",

    O Otieno Sungo, ate se recusa a chama-los de presidentes,... anedotico.

    ResponderEliminar
  3. Prof. O fim de Ben Ali e realmente tragico, mas era um fim previsivel. Que os acontecimentos da Tunisia sirvam de exemplo para muitos, pois que quando o jogo acaba..acabou!!

    PP

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.