Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
10 setembro 2010
Noé
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.

LEITURA OBRIGATÓRIA, como de costume.
ResponderEliminarRecomendo posterior meditação e consciencialização.
Noé Nhantumbo, dos poucos, dos poucos dedos de uma só mão, com sobras.
Faço minhas as palavras de umBhalane.
ResponderEliminarO Noé é mesmo Noé, o salvador das espécies.
Reforço: alguém chama a isso de desenvolvimento???
Zicomo
Precisamente!
ResponderEliminar"...Onde estão os brilhantes especialistas do Ministério de Finanças, do Banco de Moçambique, do Ministério de Agricultura, do Ministério de Planificação e Desenvolvimento? Onde está liderança e a clarividência?..."
Estao la, sentados, calados e abobalhados ouvindo os longos monologos liricos dos que lhos comandam. De que vale fazerem relatorio sucinto, com advertencia claras, ou mesmo audiencias em desespero de causa, ou ate, escreverem para este Blog sob anonimato, se a resposta pode ser a sua Exoneracao imediata?!..
Este e o estilo de governacao da Frelimo, nao ha espaco para todos. A alternativa destes "craneo" e: engolir o sapo, ou pedir demissao. As duas, e que nunca combinam.
E o pior, depois deles, virao outro que farao igual (inclusive na Oposicao)...