Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
21 setembro 2010
Mundo castrense
4 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Exactamente Professor, autenticos autistas...
ResponderEliminarQue gostam de espetar o Canudo num quadro a entrada do escritorio.
Ricardo,
ResponderEliminarQuando eu tiver o meu, vai estar em frente da minha cama, pra eu olhar todos dias de manha, e sair vaidoso, num Bom Dia pra todos, Muito de Cima.
Acho que ate sou capaz de mandar imprimir em miniatura, pra cartao de vista, e em formato de matricula, pra pendurar ele no meu pescoso antes da gravata,
E todos que dirigem a mim tem que ser Excia DR Karim, espera so eu ter o canudo, vais ver o estilo, e eu nao vou abrir a boca, com canudo amostra chega.
Gravata tambem vou comecar a por, depois do canudo, como agora ainda nao tenho canudo,nao ponho gravata.
Entretanto, coisas destas acontecem no mundo (globalizado) castrense da ciencia...
ResponderEliminar"...Hesitei no título desta mensagem entre " Valerá a pena estudar?.." e o título que ficou...("Não vale a pena estudar...") pois pensei bem e já não margem para dúvidas...mas...
O programa de estupidificação deste sistema político está a correr sobre rodas. Estou a pensar dizer aos meus filhos para pararem de estudar no 7º ano, irem divertir-se, porque quando tiverem mais de 20 anos, podem chegar à faculdade em pouco mais de 2 anos...e até aparecerem como os melhores! Não faço isso porque não quero que eles façam parte dos imbecis que se vão transformar em doutores ou engenheiros de aviário (como o nosso 1º, que, como "súcialista" quer que todos sejam como ele) e que depois vão votar PS ou afins (PSD, CDS, PCP, BE...). Sim, porque eles fazem isto para se perpetuarem no poder pois os que sobem assim são cada vez mais e ficam gratos ao poder que até lhes arranja tachos (enquanto aos outros arranja taxas...) os outros, estupidificados pelo sistema de ensino facilitista, desempregados e cada vez mais miseráveis, vão sendo fácil e dócilmente enganados pela máquina de propaganda (a cassete das tais liberdades e democracias ou o que raio é isso...sempre contra o "fascismo") orientando o seu sentido de voto a troco de uns subsídios (esmolas) que em vésperas de eleições estes mangas vão tirando do bolso e acenando. Depois é fácil. Ganham sempre porque têm sempre mais votos (mesmo quando houver abstenções de 70%), logo, nesta fantochada que se chama democracia, têm a legitimidade para mandar em nós...e ninguém se revolta!
Portanto, alinhando nesta parada, estaria a contribuir para a perpetuação dessa corja no poder e para a acelerar a decadência da nossa sociedade...Não vale a pena estudar pelo tempo que se perde quando se pode subir depressa, mas vale a pena investir pessoalmente na educação dos nossos filhos e ensiná-los que o caminho mais longo é mais exigente mas dá melhores alicerces para enfrentar a sociedade mantendo a dignidade (se calhar não o emprego!)...Mas toda esta reflexão vem a propósito desta notícia...
http://aeiou.expresso.pt/melhor-aluno-chegou-a-faculdade-sem-acabar-o-liceu=f604904
..."
Deja Vu!
Sem dúvida ! E em toda parte do mundo !
ResponderEliminarPaulo; Brasil