Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
06 setembro 2010
Devolução de bens roubados com medo da magia?
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Moçambique: manifestantes impediram abertura de mercados em Tete
ResponderEliminarpor Agência Lusa, Publicado em 06 de Setembro de 2010
...
O comércio, incluindo cafés e bombas de combustíveis estão encerrados...
http://www.ionline.pt/conteudo/76969-mocambique-manifestantes-impediram-abertura-mercados-em-tete
Quanto a se estão mesmo a devolver os produtos dos Nigerianos ou não, não tenho como saber.
ResponderEliminarMas posso deixar algumas das "estórias" relativas a isto que tenho ouvido por aí:
1 - Ao que consta, um Nigeriano, quando tentavam assaltar-lhe a casa, abriu a porta e disse: "Podem levar tudo, menos o meu gato."
2 - Um outro Nigeriano terá informado às autoridades que não se responsabilizaria pelo que iria acontecer aos manifestantes que roubaram aos nigerianos.
3 - O concelho em geral é de se devolver todos os produtos roubados a estes.
Também contam que alguns Nigerianos estavam completamente desesperados, a chorar, por terem perdido tudo o que possuíam. Estas histórias de desespero eram contadas com pouca empatia e sempre seguidas de como os bens roubados seriam devolvidos porque a magia dos nigerianos é muito forte.
Eu sempre pensei que os Kotis de Angoche e que eram especialistas nestes assuntos de devolucao de roubos...
ResponderEliminarCuriosidade. A COSTA de Nampula de Angoche a Mossuril e provavelmente uma das zonas com as mais baixas taxas de crime do mundo!
Provado no terreno, por mim. Porque sera caro Professor?
A minha empregada disse que alguem roubou um saco grande de arroz, mas quando chegou a casa e abriu so encontrou cobras la dentro. Ela garante que e verdade, mas nao viu com os seus proprios olhos......
ResponderEliminarCarolina (e os outros),
ResponderEliminar"quem conta um conto, acrescenta sempre um ponto" - diz o velho ditado!
AAS