Outros elos pessoais

21 setembro 2010

Ciências sociais e verdade (10)

Mais um pouco desta série.
Escrevi no número anterior que era necessário considerar dois fenómenos: 1) A exclusão dos processos cognitivos não científicos e (2) a moldagem da verdade num sentido unívoco e positivista.
Vamos ao primeiro ponto. Efectivamente, as chamadas ciências sociais (ocasião haverá para tratar da multiplicação de campos cognitivos e da guerra de paradigmas) têm sido um empreendimento completamente fagocitante, atacando e digerindo os processos cognitivos populares. A satisfação vaidosa e imperialista dos lutadores contra o chamado senso comum e em prol da verdade, é um dos indicadores da fagocitose social. Regressarei proximamente a esse ponto.
(continua)

1 comentário:

  1. Professor,

    Aqui as Ciencias Socias estam com um problema, 'e que a Verdade ainda que Verdadeira pode ser um paradoxo, pra satisfacao vaidosa e imperialista dos lutadores, logo ela tende ir a um contra-senso do senso-comum, tanto mais que se a Verdadeira Verdade nao fosse um contra senso ao senso comum, com certeza nao justificaria a sua natureza paradoxal, pra satisfacao vaidosa e imperialista dos lutadores.

    As Ciencias Socias eram simples sem Verdade, agora com a Verdade, da em paradoxos e contra-sensos e obriga a contorcionismo mental.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.