Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
12 julho 2010
2 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Caro Professor,
ResponderEliminara Mozal parece que conseguiu uma autorização para libertar gases poluentes durante 6 meses enquanto fazem manutenção dos filtros,anda um zumzum no ar !!!!
In Memoriam
ResponderEliminarTambém morreram sérvios e croatas aos milhares, massacrados por muçulmanos bósnios.
E também, já morreram quatro milhões de congoleses em massacres desde 1989 e nenhuma imprensa destaca isso...
Ainda não ví nenhum dirigente croata ou muçulmano bósnio a ser condenado em Haia, nem que fosse à revelia ou post-mortem.
Quando os cálculos geo-políticos de uma superpotência, os EUA, se tentam sobrepor aos da outra, Rússia, vale o poder da media.
E nesse particular, os EUA que dão as cartas.
Dois Pesos, Duas Medidas. Quo Vadis, justiça mundial?
P.S.
Fizeram-me constar que, Ramos-Horta, presidente de Timor-Leste, minimizou o facto da Guiné-Equatorial ser um estado totalitário e desrespeitador de todas as convenções democrática conhecidas. Um rico e pobre país. Horta comentava assim o pedido formal daquele estado africano para adesão à CPLP. Dizendo (sic) se existem estados totalitário na ONU, não vejo porque não permiti-lo na CPLP.
Curiosa declaração esta, vinda de quem se BATEU contra o regime OPRESSOR de Jakarta que massacrou 1/3 do seu povo.
Síndrome de Estocolmo? Penso que não, talvez o complexo "There will be blood" para abreviarmos as coisas. O ouro negro é que manda. E como manda!...
Por último, não gostaria de encerrar este post fúnebre lembrando Basil Davidson (1914-2010), um historiador de mão cheia, falecido na última sexta-feira.
Dixit