
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
07 junho 2010
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Caro professor,
ResponderEliminarNão consigo abrir, a partir do meu computador, o DZ de hoje.
Zicomo
Se ate a ministra em publico chamou atencao e porque as coisas estao mesmo feias. Nao e normal que um membro do governo da Frelin chamar atencao ao seu camarada. Sera que as coisas estao a mudar ou as coisas estao mesmo a piar pelas bamdas de Quelimane? tambem pode ser porque o Pio decidiu piar de forma independente estando por isso a pagar pelo seu atrevimento.
ResponderEliminarQuelimane esta pior cada dia que passa nao sei e porque e como o sr. Pio esta no seu 3 mandato. Provavelmente porque o quelimanence ja acha normal viver na imundice com buracos por todos os cantos e acha que nao e possivel inverter a situacao. Pena, pena. Aprendam com os Beirenses, cansados da sugeiras dos chivanguises e companhia acreditaram que ainda era possivel viver com alguma dignidade pese embora os recursos serem poucos. E ai esta, so ganham premios, umns atras de outros. Estes premios sao de todos os Beirenses que com coragem e determinacao dizem, todos os dias: nao ao lixo.
Durante a campanha prometem resiolver tudo e mais alguma coisa. Ja no poleiro comeca a velha musica: nao ha recursos financeiros, materiais nem humanos...cade os dinheiros do governo central de que o jovem papagaio tem vindo a investir na Beira. Porque nao investem este dinheiro do governo central nos municipios controlados pelo seu glorioso partido.
Nacala e ilha soa outros bons exemplos. Espero que os amigos do papagaio nao destruam o que nao conseguiram construir em varios anos mas que os outros em 5 anos foi construida com muito trabalho e sacrificio.
Problema ultrapassado.
ResponderEliminarObrigado
Zicomo
Viriato,
ResponderEliminarO anonimo embaixo de ti e em cima de mim, esta falar dos problemas da Ilha,
Explica-la a ele, por favor, que os teus projectos, na Ilha. estao quase, quase,
Que tal investirmos na Beira, o Presidente do municipio de la, da garantias de competencia, 'e Viavel, mais do que Maputo.
Em maputo, so projectos do "sir" e seus amigos 'e que andam, pra nos esta muito dificil Maputo.
Karim,
ResponderEliminarVisto, passa.
O problema da ilha é político. E eu não quero mais falar sobre isso.
Já alguém, aqui neste Diário, denunciou o facto da ilha ser banhado de amarelinhos, coisa que fere os ouvidos dos técnicos de património e violam, sobretudo, as recomendações das entidades de património.
Cada empresa que fizer sucesso há-de quer ser o seu timbre na ilha.
Deixar destuir aquilo é o mesmo que destuir o passado. A história é feita de espaço e do tempo. Não sei mais o que dizer, mas a ilha e tantos outros patrimónios do país estão à deriva...Fazer o quê?
Zicomo
Viriato,
ResponderEliminarMas o projecto de fecalizacao tambem 'e politico,e voce tem boas ideias,
Vamos tentar contactar com o "sir", ele nesta pode estar interessado em por slogan "forca de negocio" la,... pra fazer campanha de inocencia... depois forca de negocio...e os amarelinhos do vamos la falar.... sao grandes parceiros...
Vai ficar bem.... fazemos um slogan conjunto de mudanca na continuidade, assim...logo na entrada da ilha, na ponte, billboard luminoso:
"vamos la falar de fecalizacao patrocinada pela forca do negocio."
Com um show de mcroger, patrao 'e patrao, com cerveja pra animar, 'e sucesso garantido,
Podem aceitar assim, vai ficar bem,... malta viragem esta com muitas esperancas neste teu projecto de fecalizacao,