
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
06 outubro 2009
(35) 06/10/09

5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Salomao Moyana, igual a si proprio, Patriota !
ResponderEliminare agora, a PGR anda ou desanda ?
O que aconteceu com esta CNE será um caso por falar ainda por muitos anos. Mas de facto, o problema não ficará só para os actuais membros da CNE, pois já alastrou e está a alastrar para diferentes círculos e pessoas, nomeadamente os que se fazem passar por analistas, mas agem como protectores de possíveis falcatruas na CNE. Lamentavelmente, eles agem como se não compreendessem o quão eleicões são sensíveis à prática de ilegalidades; Eles agem e se pronunciam como se não entendessem que ainda temos um longo caminho a percorrer para termos todos os membros da CNE a trabalhar com imparcialidade. No pior é como se isto fosse inédito na história do mundo.
ResponderEliminarMas será que eles não entendem que uma investigacão e apuramento da verdade, seria a bem da nacão?
Acabo de ler a noticia publicada pelo Canal de Moçambique, a propósito da palestra na UEM dirigida pelo antigo presidente da republica. Se é verdade aquilo que o CM escreve, custa a aceitar que JChissano tenha pedido aos estudantes que não votarão no candidato Armando Guebuza para levantarem a mão . Se é verdade isto escritio pelo CM, só posso tirar duas conclusões: ou JC precisa do aval de AG para empurrar os seus negócios, ou então está a queimar o PARTIDO e propositadamente. Não é nornmal de uma pessoa inteligente, prespicaz, que semeia para colher mais tarde os frutos. Assim está a estoirar a imagem do PARTIDO, numa atitude anti-democratica. Sinceramente fiquei sem palavras e até desesperado. Há pessoas que nos transmitem sempre alguma esperança, pelos seus actos e JC é o principal responsável pelo melhor período de liberdade de expressão que Moçambique conheceu apos o Acordo Geral de Roma. Vou mesnmo assim dar o beneficio da dúvida a joaquim Chissano.
ResponderEliminarAs abelhas vieram ajudar a festa da frelimo no comicio do Quebuza!
ResponderEliminarNa nossa cultura tradicional de uma regiao do centro do País, tem um certo significado.
Bem nao vieram fazer!
Essas das abelhas tem significado.
ResponderEliminarA Frelimo AZEDA o mel, assim como a vida dos não-cabritos - do Povo.
Então, por isso, também as abelhas não lhes gostam.
Deve ter algum significado, mesmo,