Outros elos pessoais

01 maio 2009

Magermane e Jesus



Os Magermane - ex-regressados da ex-RDA - também desfilaram hoje na cidade de Maputo por ocasião do Dia do Trabalhador. O mais antigo e permanente movimento contestatário moçambicano encenou a morte de Jesus Cristo - na segunda imagem a contar de cima está a cabeça do actor que fez de Jesus -, atribuída às injustiças sociais. As imagens em epígrafe, de má qualidade, foram por mim rapida e pessimamente captadas pelo celular quando via há momentos o noticiário da STV. Títulos do noticiário perturbaram a plena visibilidade. Perdoem a minha inépcia, terei decididamente de aprender a trabalhar com máquinas fotográficas.
Observação: infelizmente a estação televisiva não soube explorar este original tema, o seu simbolismo.

1 comentário:

  1. Professor,

    a encenacao da Morte de Jesus, podera significar a Morte da Fe.

    Atencao que a Morte da Fe, podera conduzir a uma situacao imprevisivel. pois a fe e a religiao sao tambem determinates na "conduta" ou "comportamento" das massas.

    Isto esta a ficar feio.

    os Magermanes reivindicam, ja ha muito tempo, salarios usurpados pelo Governo. algo que os Magermanes tem direito, como fruto do seu suor. 'E pedido legitimo, e ja foram violentados por pedirem o que lhes pertence.

    "Sede justos no peso e na medida"-AlQuran

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.