Outros elos pessoais

07 janeiro 2009

Moeda zimbabweana em vias de extinção


Em despacho a partir de Harare, Chipo Shitole escreve que a moeda local - dólar zimbabweano - está em vias de extinção. Quase tudo é agora pago em moeda estrangeira, num país com cerca de 80% de desempregados, muitas famílias em dificuldade para comer e uma estratosférica (sic, termo de Shitole) inflação que, em Julho do ano passado, estava estimada em 231 milhões por cento. Confira aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da refererência.
Adenda: entretanto, saiba o que advogados dos direitos humanos em Harare escreveram a propósito dos activistas detidos, entre os quais Jestina Mukoko.

1 comentário:

  1. Pela forma como esta sendo tratada a Jestina deve ser uma perigosisima terrorista. Com capacidade de derrubar Mugabe e a mando do imperialismo internacional - mormente britanico e americano (nao se sabe ainda se Obama ja estara envolvido no complot).

    Estes senhores perderam o norte...

    E o fim da macacada, como se diz em Jiria popular.

    Pena essa gente ter memoria curta e nao revisitar a historia...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.