Outros elos pessoais

06 janeiro 2009

Expressão "bandidos armados"

No "Notícias" de hoje: "Três agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) ficaram feridos na noite de ontem na cidade de Maputo numa troca de tiros com um grupo de bandidos armados. O facto registou-se cerca das 22 horas no bairro da Coop, mais concretamente na zona do cruzamento entre as ruas Almeida Garrett e Eduardo Noronha.
Comentário de Carmeliza Rosário: por email com o título "guerra em ilha urbana", a antropóloga escreveu: "achei interessante o uso da expressão "bandidos armados"".
Comentário meu: sem dúvida que é interessante, dado tratar-se de uma expressão usada pela Frelimo durante a luta armada de libertação nacional para descrever membros de grupos dissidentes e durante a guerra civil para descrever os guerilheiros da Renamo. Tenho por hipótese que a expressão foi também há dias usada, creio que pelo Salomão Moyana do "Magazine Independente" (alguém pode confirmar ou infirmar?)

2 comentários:

  1. Li o jornal noticias e dei uma gargalhada quando li que os nossos cinzentinhos nao consiguiram dar resposta ao ataque dos bandidos armados é caso para dizer que a nossa Policia é mesmo uma comedia... Nas esquadras sao subornados por 300 Paus, nas celas os bandidos Saiem sem deixar rastos e no confronto os nossos cinzentinhos nao aguentam afinal que policia temos?

    ResponderEliminar
  2. Sr. professor, os tiros tab se ouviram na zona do Alto Maé durante toda a madrugada. Creio que se tratava tab de troca de tiros.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.