Reporta o "Notícias" que pessoas continuam a morrer de frio na Europa, enquanto no zoo de Sófia, o maior e mais antigo dos Balcãs, foram instalados "aquecedores para que os animais dos trópicos pudessem sobreviver aos rigores do Inverno. Os elefantes, rinocerontes e hipopótamos tiveram direito a aquecedores a óleo, e os macacos, hienas, antílopes, papagaios e répteis a radiadores."Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
10 janeiro 2009
Europa: pessoas morrem de frio, animais são aquecidos
Reporta o "Notícias" que pessoas continuam a morrer de frio na Europa, enquanto no zoo de Sófia, o maior e mais antigo dos Balcãs, foram instalados "aquecedores para que os animais dos trópicos pudessem sobreviver aos rigores do Inverno. Os elefantes, rinocerontes e hipopótamos tiveram direito a aquecedores a óleo, e os macacos, hienas, antílopes, papagaios e répteis a radiadores."8 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
so que estas pessoas escolhem de sua livre vontade de permanecerem na rua ou seja fora dos locais previsto para albergà-los em situaçoes de grande frio na França por exemplo
ResponderEliminarps: e essa aproximaçao é indigna (ou populista) do ser humano a querer compar-o com animais
O mesmo acontece em Lisboa com os sem abrigo. A explicação é simples. Dormem em locais perto do sítio onde durante o dia conseguem alguma retribuição, ex. os arrumadores de carros. Se deixarem os locais onde dormem habitualmente, eles locais serão tomados por outros e eles perdem também o lugar de arrumadores.
ResponderEliminarÉ uma tristeza mas é assim. Felizmente, muitas organizações estão a percorrer as ruas de Lisboa com comida quente e agasalhos para que possam ter um pouco de conforto.
Paula Araujo
E se se quiser falar de Moçambique, quando as chuvas apertam, quem faz o quê para ajudar os mais afectados pelas inundações? Alguém mais que o ING, a Cruz Vermelha e instituições das Nações Unidas - estas quando já não há remédio - os apoia? O Notícias mobiliza os cidadãos e as instituições públicas e privadas para tal?
ResponderEliminarHoje mesmo, não haverá muitos desalojados a dormir em terras inundadas?
faz tu algo
ResponderEliminaro publico hà dias reportou que um fotografo de maputo fazia tanto e bem para os malucos da baixa da capital moçambicana
Inu ndinu achabe kobasi. Muku yankha cyani? Zimene zacitika ku Europe si fanane yae ndi zimene zocitika kuno ku Africa. Maiko ozizira si mayko otentha
ResponderEliminarAbale anga makhaliro a sintha
veja o ultimo seminario sobre a padronização das linguas nacionais
ResponderEliminarNucleo
Va vc para o seminario e deixe-nos em paz
ResponderEliminarChateado
Isso só mostra como o ser humano se importa com seus semelhantes.
ResponderEliminar