Outros elos pessoais

08 outubro 2008

Ah este doce e bem-venturoso capitalismo!


Nada mais me resta senã0, do mais fundo de mim, com todas as grilhetas marxianas desfeitas, felicitar a Freelancing por ter sabido mostrar, de forma exemplarmente pressionante, quão doce é a alma do capitalismo e do mercado. E, vejam lá, escreveu a Maria da Conceição Tavares, lá por terras do belo Brasil, que "Entupiu o sistema circulatório do capitalismo. É preciso agir rápido, antes que ocorra a trombose". Sem dúvida, rápido, à pressão, com cérebros empinados e fortes de suco gástrico.
Nota: obrigado à SJ por me ter alertado para o anúncio da imagem, colocado na página 16 da edição do "Notícias" de hoje.

2 comentários:

  1. Caro Professor,

    A crise financeira mundial e a atitude dos governos dos paises mais desenvolvidos em avancar com planos orcamentais e nacionalizacao de bancos para mitigar a crise demonstra que a "mao invisivel do mercado" vai visivelmente tirar o dinheiro do bolso dos contribuintes. Mesmo com o apregoado "fim da ideologia" nos finais dos anos 80, a viabilidade ou nao de nacionalizacoes vem a rebalta. Nao foi nesses centros de poder economico que se defendia o "mau" de nacionalizacoes? Hoje, 2008, eles estao a nacionalizar os bancos. Bastante curioso o fenomeno. Qual sera o primeiro pais na Africa Austral a nacionalizar os bancos no quadro dessa crise financeira? Vale a pena monitorar?

    ResponderEliminar
  2. Sim, creio que valerá a pena ler a Carta Maior brasileira. Obrigado.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.