As barracas preenchem o quotidiano das pessoas. À noite, as aparelhagens fazem-se ouvir até muito tarde. Nesses bairros existem regra geral postos policiais (mas o da Zona Verde, por exemplo, não tem) , mas poucos são os que têm polícia comunitária. Contudo, segundo os meus depoentes os postos policiais são insuficientes e de poucos meios logísticos dispõem. Não têm, por exemplo, viaturas.
Parte significativa dos moradores é jovem, está desempregada ou vive de biscatos, como, por exemplo, do comércio informal. Além dos vendedores informais, moram nos bairros professores, operários, encarregados de limpeza, modestos trabalhadores dos serviços do Estado, etc. O chapa é o meio de transporte, apanhado regra geral nas vias de grande circulação.
Os bairros populares da cintura de Maputo são procurados pelos pastores de igrejas diversas, regra geral protestantes. Por todo o lado, quase, há pequenas igrejas. Um dos meus depoentes disse: "Igrejas aqui é mato!" (bairro Polana Caniço A). As igrejas zione, por exemplo, estão povoadas por mulheres - "as que mais problemas sociais têm", disse uma moradora do bairro Ferroviário das Mahotas. Os curandeiros perderam aparentemente terreno diante dessas igrejas, que surgem como cogumelos face à necessidade local de sentido para a vida.
À noite, as barracas enchem-se, bebe-se e, muitas vezes, fuma-se suruma; à noite, também, regressam a casa trabalhadores e estudantes.
Boa tarde professor, parabens por mais esta serie coma qual nos brinda. Um pequeno comentario, desde a chegada administrativa do colonialismo Portugues que os curandeiros vem tentando ser feitos desaparecer, mas eles nunca desapareceram e apesar de serem algumas vezes visiveis a essencia da sua actividade e oculta, e a noite ou de madrugada que o curandeiro opera preferencialmente, excepcoes quando em sua casa ou em cerimoniass de caracter publico. E agora com os especialistas interprovinciais e internacionais que afluem ate publicidade ganham. E existem relatos de idas de pastores aos curandeiros para reforcar a capacidade de encher as igrejas. Apenas um outro lado da historia, que penso complementa a aparente supremacia da igreja sobre os curandeiros, a igreja e iminentemente publica e visivel e o curandeiro nao, mesmo quando e publicitado.
ResponderEliminarMuito obrigado pelo reparo. Tê-lo-ei absolutamente em conta no livro em curso.
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