Outros elos pessoais

14 janeiro 2008

A independência do MP sul-africano



O ANC já declarou que Jacob Zuma (primeira foto à esquerda) será o seu candidato para as eleições de 2009 apesar das acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude que sobre ele pesam. O presidente do ANC deverá ser julgado em Agosto deste ano. Enquanto isso, o presidente sul-africano, Thabo Mbeki, suspendeu finalmente das suas funções o comissário nacional dos serviços de polícia e também chefe da Interpol, Jacquie Selebi (segunda foto), que será em breve constituído em arguido por corrupção e obstrução à justiça.
Podemos e devemos interrogar-nos de forma múltipla sobre ambos os casos.
Mas, por agora, o mais importante para mim é - tomando como eixo de interrogação o nosso país - verificar a independência do Ministério Público sul-africano, a sua capacidade de levar à barra o presidente do ANC e o comissário nacional da polícia.

2 comentários:

  1. Se se soltar a "re'dea" ao poder judicial, epa, "tudo" vai preso! O relatorio do CIP "A Corrupção no Sector da Justiça em Moçambique", de Dez.2006, e' bastante elucidativo acerca da nossa justica! "Ninguem ainda foi julgado por corrupcao em Mocambique"! A proposito, e' referida nesse relatorio, "uma tremenda obstrucao a justica" (declaracoes da Magistradissima Isabel Rupia) perpetrada pelos "peixes graudos" envolvidos! Um desses casos refere-se "a venda dos terrenos" (existia la um edificio inacabado do Estado) onde se encontra actualmente erguido o "Polana Shopping"! Esses terrenos foram vendidos a Teixeira Duarte pela nossa actual PM, na altura ministra das financas! Por essas alturas (2000),essa empresa construiu uma moradia "para a irma" da PM (ex-chefe da ANFP), orcada em mais de USD300.000! Num pais, onde a justica "tem tomates" (passe a expressao), nao custava nada verificar o processo de adjudicacao dessa obra, os cash-flows, etc, para ver a dimensao dos cabos de "fibra optica" a conectar essa moradia aos referidos terrenos (so pra confirmar, ne'!)

    ResponderEliminar
  2. Pois é, pois é. Mas quem disse que há corrupção??? Apenas temos trabalho abnegado em prol do bem-estar de todos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.