O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

20 abril 2018

Presente e ausente são um

A ausência de algo é, ao mesmo tempo, a sua presença através de uma certa forma; o não querer receber alguém é ao mesmo tempo receber de uma certa maneira; o que é dito ao mesmo tempo esconde algo; as palavras e as atitudes são ao mesmo tempo a máscara ou o rosto de outras, sempre reveladoras de algo; falas, discursos e práticas formais contêm - embutidas em si - falas, discursos e práticas informais; afinal, o que importa ter em conta não é a ausência ou a presença de algo, mas a liga ausência-presença ou vice-versa. O estudo dialéctico dos fenómenos sociais - da sua estrutura, da sua linguagem, dos seus símbolos, das suas formas, dos seus hibridismos, dos seus jogos - é, para mim, uma importante área metodológica. A propósito desse Jano da vida, é possível criar um aforismo à Heráclito do género: "Presente e ausente são um".

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home